Plataforma de serviços digitais foi atualizada para melhorar a experiência do usuário, com tecnologia mais eficiente, design intuitivo e possibilidade de personalização. Já são 3,6 milhões de atendimento virtuais desde a criação
O Governo de Goiás apresentou, nesta segunda-feira (19/9), o Expresso 2.0, a nova versão do portal de serviços digitais do Estado. A atualização traz melhorias com foco na experiência do usuário, oferecendo uma navegação mais eficiente, graças ao novo design e nova tecnologia. Agora, a plataforma possibilita a personalização da página inicial, de acordo com os serviços mais buscados ou de maior interesse do usuário. Desde a implantação, em 2021, já foram realizados 3,6 milhões de atendimentos.
O lançamento fez parte da programação do Dia do Expresso, definido pelo Decreto Estadual nº 10.058/2022, realizado em conjunto pelas Secretaria de Estado da Administração (Sead) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). A programação, voltada para o público interno dos diversos órgãos da administração, incluiu ainda palestras sobre tecnologia.
“O Expresso coloca o cidadão como protagonista das decisões da gestão pública. Passamos a enxergar os atendimentos pela ótica dos usuários, possibilitando a busca de soluções e novas dinâmicas para a otimização dos serviços”, destacou o secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, citando as constantes atualizações da plataforma com base nas necessidades dos usuários.
O Expresso 2.0 também apresenta uma otimização das categorias, facilitando a busca pelo serviço desejado, e o novo Painel do Cidadão, que traz uma série de informações ligadas ao usuário, como consumo de água, CNH e veículos. “Todas essas novas funcionalidades comprovam a preocupação que o Expresso tem de ‘falar’ com as pessoas. É o que nós chamamos de linguagem simples ou linguagem do cidadão”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, ao falar das novidades da plataforma.
Entre os marcos alcançados pelo programa Expresso estão a conquista da segunda posição no ranking dos Estados mais digitalizados do País e o Prêmio de Excelência em Competitividade, em que figurou entre os seis melhores projetos de gestão pública do País, entre 140 inscritos. “Não se trata somente de digitalizar o serviço, mas facilitar e melhorar a experiência do usuário com o serviço público”, pontuou a subsecretária de Gestão Pública da Sead, Lara Garcia Borges.
Expresso
O programa foi lançado em maio de 2021 e possui cinco canais de atendimento: o portal (www.expresso.go.gov.br), aplicativo (Expresso Goiás), totens de autoatendimento (Expresso Totem), balcões de atendimento presencial nos municípios (Expresso Balcão) e atendimento em agências dos Correios (Expresso Correios). Atualmente, o programa está presente fisicamente em 135 municípios de Goiás e acumula, desde a sua criação, 3,6 milhões de atendimentos, somente na web.
Fotos: Ednan Ferreira
Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás
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