A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) venceu a 6ª edição do prêmio Mapbiomas na categoria “Destaque Aplicações em Políticas Públicas”, em razão do aumento de 1000% na área submetida a monitoramento ambiental no comparativo entre 2018 e 2023. A premiação aconteceu na última quarta-feira (21/08), em Brasília.
“Esse prêmio é uma alegria para nós e faço um cumprimento especial para toda a equipe que trabalhou arduamente, concorreu e conseguiu fazer com que esse prêmio fosse alcançado”, disse a secretária Andréa Vulcanis. Durante seu discurso na cerimônia de premiação, Vulcanis destacou outras conquistas da atual gestão da Semad, em Goiás: “Temos conseguido ao longo desses anos resultados muito positivos, como o Estado que mais controlou o desmatamento no Cerrado”, disse.
O novo episódio do Semadcast aborda a expansão tecnológica da Semad, ouça aqui: https://open.spotify.com/episode/5jqZYGGYFqEY9AP2Ptae5b?si=2VGckTXgSGerBYMm7URE5A.
Segundo o subsecretário da Semad Robson Disarz, a secretaria tem uma equipe “muito forte” envolvida no sensoriamento remoto dos dados. “Hoje, o uso desses dados de sensoriamento tem nos permitido uma otimização dos nossos trabalhos. Atualmente, conseguimos realizar uma grande quantidade de ações de combate ao desmatamento de forma totalmente remota, com redução de recursos e efetividade na ação rápida contra o desmatamento ilegal.”
O prêmio foi recebido em nome do gerente Murilo Cardoso, responsável pela área de sensoriamento remoto na Semad. Desde 2019, com o avanço na implantação do monitoramento e fiscalização com uso de novas tecnologias, a Semad tem ampliado a área coberta pelas análises das atividades ambientais. Em 2018, as equipes de fiscalização atuaram em cerca de 6 mil hectares de janeiro a dezembro. Em 2022 e 2023, no mesmo período de tempo, a área fiscalizada chegou a 60 mil hectares.
Prêmio MapBiomas
O Prêmio Mapbiomas chegou à sua 6ª edição em 2024. A cerimônia foi realizada em Brasília, nesta quarta-feira (21/08), junto à programação do 9º Seminário Anual do MapBiomas. O seminário marca o lançamento das coleções da plataforma, que representam alterações nos períodos de abrangências dos mapas anuais, mudanças na legenda ou correções em relação à versão anterior.
Neste ano, a premiação teve recorde de inscrições, com 193 concorrentes divididos em seis categorias – foram distribuídos R$80 mil em premiações. A avaliação considerou o uso dos dados disponibilizados pelo MapBiomas quando aplicados em projetos nas categorias definidas. A Semad participou da celebração representada pela secretária Andréa Vulcanis, que foi acompanhada do subsecretário Robson Disarz, do gerente Murilo Cardoso e das servidoras Ana Caroline Souza, Emily Guimarães, Morgana Oliveira, Paloma Frazão, Stephania Brandão e Paula Oliveira.
Foto: Semad
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás