
A recriação da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (DF) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) marca um novo capítulo na relação entre o DF e os municípios goianos e mineiros que compõem a região metropolitana da capital.
A pasta, agora sob o comando do advogado Cristian Viana, tem como objetivo principal fortalecer a integração em áreas estratégicas como saúde, transporte e desenvolvimento social. O movimento também consolida a entrada do partido Podemos na estrutura administrativa do GDF, reforçando a base de apoio da vice-governadora Celina Leão (PP), que já é vista como uma das principais candidatas à sucessão de Ibaneis em 2026.
O secretário Cristian Viana revela que os primeiros esforços da pasta serão voltados à melhoria do transporte público na região
Durante a cerimônia de posse do novo secretário, realizada no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da integração regional. “Integração é a palavra. É no caminho da integração que a secretaria está sendo criada.
Temos muito a trabalhar”, afirmou. A vice-governadora Celina Leão também ressaltou a relevância da nova secretaria: “A criação da Secretaria Extraordinária do Entorno é um passo importante para fortalecer a parceria entre o DF e Goiás, garantindo um olhar integrado para desafios como saúde, educação e transporte público”.
O deputado federal Gilvan Máximo, presente no evento, celebrou a iniciativa e lembrou de sua experiência à frente da pasta no governo de Goiás. “Eu fui secretário do Entorno pelo governo de Goiás com Marconi Perillo, e junto com a Leda e o Hildo, nós tínhamos desafios maiores naquela época. Trabalhávamos de mãos dadas para melhorar os índices e os números do Entorno”, relembrou.
O parlamentar também destacou a mudança de postura do governo do DF em relação ao atendimento à população do Entorno. “Agora, com o nosso governador Ibaneis e com a nossa vice Celina Leão, a população do Entorno tem portas abertas e braços abertos nos hospitais do Distrito Federal”, afirmou.