Fubog realiza, nesta quarta-feira (7/12), Cerimônia de Acolhimento dos Novos Membros da Academia Francesa de Cirurgia
Acontece nessa quarta-feira (7/12), às 10h, na Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), a Cerimônia de Acolhimento dos Novos Membros da Academia Francesa de Cirurgia. O evento contará com a presença de profissionais da saúde, simpatizantes da área, imprensa e será transmitida ao vivo a vários países, pelo canal oficial no Youtube da Academia Francesa de Cirurgia (youtube.com/@academienationaledechirurg2606).
Entre os escolhidos para receber a certificação, há o representante goiano, dr. Hudson de Carvalho Nakamura, referência em oftalmologia no Brasil e no mundo, que explica a importância desse evento na Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) e o impacto para a medicina regional. “Como a oftalmologia é especialidade cirúrgica, ela está incluída no rol de especialidades da Academia Francesa de Cirurgia. A importância de termos esse evento na Fubog é significativa para valorizar os profissionais médicos oftalmologistas de Goiás e sabermos que temos representação junto à Academia Francesa de Cirurgia”.
Um marco muito importante na carreira de Nakamura foi também o convite feito pelo presidente da França, Emmanuel Macron, convidando-o a ser membro da instituição. “Desde 2021 o Governo Francês passou a organizar, através do apoio principal do presidente Emmanuel Macron, o Encontro Internacional da Cirurgia Francofônica (RICF), onde participei pessoalmente em Paris, ano passado, e on-line este ano. Foi um grande evento e, na ocasião, fui convidado pela Academia Nacional de Cirurgia a ser membro da Instituição, lançando minha candidatura, que foi aprovada após eleição em 2 de novembro deste ano”.
Nakamura também faz uma breve ressalva sobre seu currículo. “Sou especialista em oftalmologia com subespecialidade em retina e vítreo. Fiz medicina na UFG, em Goiânia, e residência médica no Hospital de Base do Distrito Federal. Me especializei em retina pelo Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO) e também no Canadá, na Universidade de Toronto”.
Dr. Hudson de Carvalho Nakamura narra também como começou sua interação com médicos oftalmologistas de várias partes do mundo, sobretudo a cirúrgica. “Surgiu quando criei o Programa Retinawesome, que se iniciou durante a pandemia, quando fizemos mais de 20 encontros on-line, virtuais e presenciais, e também quando a Fundação foi representada por mim, recentemente, e presencialmente na Arábia Saudita, no Congresso Internacional da Arábia Saudita, na Alemanha, no Congresso Internacional Europeu da EuRetina e em São Paulo, no Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo”, finaliza.