
Senador teve projeto aprovado para incluir o nome do General Joaquim Xavier Curado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei Nº 3143/2021, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que inscreve o nome do General Joaquim Xavier Curado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A aprovação, por unanimidade, ocorreu na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta quinta-feira (17), e a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados.
De acordo com Vanderlan, O general, natural de Pirenópolis (GO), é graduado no Exército Brasileiro e, entre tantas conquistas, lutou pela emancipação do Brasil em relação à Coroa portuguesa, tendo papel fundamental frente ao contingente em torno do ideal da independência. Além disso, era maçom e ainda hoje é reconhecido pelas instituições às quais pertenceu. O projeto foi uma solicitação de bases eleitorais em Goiás.
“Fico muito feliz com a aprovação desse projeto, pois, pudemos fazer justiça à memória de um honrado filho de Goiás. A trajetória, a vida e os grandes feitos de Xavier Curado são de importância inquestionável para o País. Agradeço ao senador Izalci Lucas, do Distrito Federal, pela brilhante e célere relatoria”, disse Vanderlan.
O senador destacou, ainda, que o general ingressou na carreira militar aos 21 anos de idade, ofício que exerceu por mais de seis décadas. Em sua brilhante trajetória idealizou e fundou a Academia Militar, que seria a precursora da atual Academia Militar das Agulhas Negras. Participou ativamente das batalhas da chamada Banda Oriental, lançando-se em favor da definição das fronteiras brasileiras. Nessa campanha, como comandante do Exército Pacificador, alcançou memoráveis êxitos e venceu importantes batalhas no Sul do País. Xavier Curado faleceu aos 87 anos, tendo exercido importantes funções até o final da vida.
“No Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, constam grandes vultos da história brasileira, como Tiradentes, D. Pedro I e Zumbi dos Palmares. A inclusão do nome do General Joaquim Xavier Curado contribuirá para o engrandecimento da homenagem ali prestada a expressivas figuras da nossa história brasileira e do Estado de Goiás”, finalizou Vanderlan.