NotíciasSaúde

Exame para pulmões poderá ser feito de forma gratuita nesta quarta-feira, 16 de novembro

Ação acontece pela manhã no Órion Complex e alerta para o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é comemorado sempre na terceira quarta-feira de novembro. Essa enfermidade obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil e o objetivo do dia é aumentar a conscientização e compartilhar conhecimento. O tema deste ano para a data é “Seus Pulmões para a Vida”. De acordo com a pneumologista Fernanda Miranda, o principal fator de risco para a pessoa contrair a DPOC é o tabagismo.

Para alertar a população, quem passar pelo pelo hall das recepções do centro clínico do Órion Complex nesta quarta-feira (16), das 8h às 12h, poderá fazer gratuitamente o exame de espirometria, que é o principal para diagnosticar e monitorar a evolução da doença. Pode fazer o exame qualquer pessoa, principalmente maiores de 40 anos e com histórico de tabagismo. Folders com dicas para a saúde pulmonar também serão distribuídos para aqueles que passarem pelo local. A ação é uma realização da Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT), em parceria com a Boehringer Ingelheim.

A data também coindide com  o Dia do Não Fumar, também nesta quarta-feira (16), o que reforça ainda mais a relevância da ação. Além disso, o mês de novembro destaca outras datas ligadas à saúde pulmonar como o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado nesta quinta (17).

Pesquisa realizada pela biofarmacêutica AstraZeneca revelou que 39% dos brasileiros fumam 11 ou mais cigarros por dia (acima da média de 27% da América Latina), sendo 17% fumam todos os dias e  25% fumam ao menos três vezes por semana. O tabagismo (ativo ou passivo) está ligado a 80% dos casos de câncer de pulmão. O câncer de pulmão é o mais fatal do Brasil, com quase 12 mortes por 100 mil habitantes, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Já a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os dias, mais de 4.100 pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 30 mil adoecem no mundo. Em 2021, o Ministério da Saúde informou que foram registrados 68.271 casos novos de tuberculose no Brasil.

 

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!