Encontro Regional de Cultura da Secult Goiás chega a Luziânia nesta quinta-feira (25/08)

O encontro é direcionado a prefeituras e seus gestores de cultura, mas artistas, produtores, associações e pessoas ligadas à área cultural também podem participar. A meta é esclarecer e simplificar, nesta fase de implementação, todo o processo da lei e sua adequação orçamentária, para que os municípios conheçam os trâmites e possam manifestar interesse.
Até o mês de setembro, a itinerância irá percorrer várias regiões do Estado, em etapas que se dividem em pólos. Os gestores da Secult já passaram pelas cidades de Santa Terezinha de Goiás, na região norte, cidade de Goiás, na região noroeste e Posse, na região nordeste.
O secretário estadual de Cultura, Marcelo Carneiro, ressalta a importância dos Encontros Regionais. “Queremos democratizar ao máximo o acesso dos gestores culturais à Lei Paulo Gustavo. Para isso, nos antecipamos e estamos percorrendo diversas regiões do Estado para explicar à população como funcionará a implementação e execução da iniciativa. Nosso objetivo é que os municípios do interior sejam contemplados com os recursos da legislação e desenvolvam projetos para somar com a cultura goiana”.
A Lei Paulo Gustavo é um projeto de incentivo do governo federal que se destina a fomentar as atividades do setor cultural. A nova legislação direciona recursos do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios, e garantirá o investimento para a realização de atividades emergenciais ou repassadas para artistas e gestores por meio de certames e seleções simplificadas.