
A deputada estadual Zeli (UB-GO) se reuniu nesta terça-feira (4/11), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com o governador e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (UB). O encontro, que teve tom político e simbólico, consolidou o apoio da parlamentar à pré-campanha do goiano ao Palácio do Planalto.
Zeli, que representa Valparaíso de Goiás e a região do Entorno do DF, afirmou que Caiado é “a única opção para colocar ordem no Brasil”, destacando avanços em segurança pública e infraestrutura durante a gestão estadual.
“Eu, como deputada e procuradora especial da mulher, ando por esse estado de norte a sul, com estradas seguras e bem estruturadas. É minha obrigação dizer ao país que Ronaldo Caiado é a única opção para colocar ordem no Brasil, como colocou em Goiás”, declarou.
A parlamentar também relembrou episódios de violência que viveu antes do governo Caiado e usou sua própria história para defender o atual governador.
“Fui assaltada três vezes com arma na cabeça na minha cidade, no entorno de Brasília. Hoje ando com tranquilidade. Isso é resultado do trabalho e da segurança implantada em Goiás”, afirmou.
Caiado, por sua vez, retribuiu o gesto com palavras de reconhecimento e aceno político.
“Zeli é uma guerreira que marchou ao meu lado em todos os embates. Tenho enorme gratidão por tudo que fez e continua fazendo. Governar é isso, caminhar juntos para devolver Goiás aos goianos e, amanhã, o Brasil aos brasileiros de bem”, afirmou o governador.
Durante a conversa, a deputada também fez um apelo ao eleitorado do Sul e Nordeste, regiões com as quais mantém vínculos familiares.
“Sou catarinense e fui casada com um pernambucano por 37 anos. Peço aos brasileiros dessas regiões que acreditem em Ronaldo Caiado. Assim como transformou Goiás, ele transformará o Brasil”, completou.
O gesto de Zeli é visto nos bastidores como um reforço estratégico à base política de Caiado, que tem ampliado sua articulação nacional dentro do União Brasil. O partido deve consolidar nas próximas semanas uma frente de lideranças estaduais em apoio à pré-candidatura presidencial do goiano.
Segurança pública e combate ao crime organizado
Goiás registrou, em outubro de 2025, o menor número de homicídios de toda a série histórica, iniciada em 2016. Foram 57 casos no mês, segundo dados do Observatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO).
O resultado representa redução de 77,7% em relação a outubro de 2016, quando o estado contabilizou 256 homicídios, o maior índice mensal já registrado.
Os números refletem uma mudança profunda na política de segurança pública de Goiás, iniciada em 2019 sob a gestão do governador Ronaldo Caiado (UB).
Antes desse período, o estado enfrentava sucessivos recordes de mortes violentas — em 2017, por exemplo, foram 2.272 homicídios, o maior total anual da série.
A virada começou com um pacote de medidas estruturantes, que incluiu o reforço dos investimentos estaduais, reestruturação do sistema prisional, concursos públicos para todas as forças policiais, aumento do efetivo e valorização das carreiras.
Desde então, a curva da violência se inverteu: em 2024, Goiás registrou 960 homicídios no total anual, o menor número da história.
Foto: Divulgação / Ascom
Assessoria de Imprensa






