
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realizou, nesta quinta-feira (06/11), 261 atendimentos jurídicos gratuitos à população de Planaltina de Goiás, durante o 1º dia do mutirão Goiás Social realizado no município. Os serviços também são ofertados nesta sexta-feira (07), até as 12 horas, em frente à rodoviária.
Dentre os serviços oferecidos nesta quinta destacam-se atendimento e orientação jurídica em geral, divórcio consensual e sem acordo, solicitações de segunda via de registros civis, além de reconhecimento de união estável e conversão em casamento.
Este foi o caso de Vânia e Marcos, de 46 e 45 anos respectivamente, que estão juntos há 10 anos e realizaram o sonho de se casarem no civil de forma gratuita. “Era um desejo que tínhamos e, hoje, tivemos a oportunidade de concretizar. O atendimento da Defensoria Pública é muito importante para a população, sou muito grata”, descreve a assistida.
Com o projeto Defensoria Itinerante, a DPE-GO busca atender, até 2027, pelo menos 40 municípios por ano, garantindo o acesso à justiça em localidades que ainda não contam com unidade instalada. Além disso, também pretende aumentar o número de atividades judiciais e extrajudiciais em 10%, em comparação ao ano anterior, e realizar 90 ações itinerantes por ano. Assim, a Instituição segue seu Planejamento Estratégico para o biênio 2025-2027, expande a atuação e amplia sua presença em todo o território goiano.
Foto: Eduardo Ferreira (Dicom/DPE-GO)






