EntretenimentoNotíciasPolítica

Cuidados com os cães e gatos no frio: veja como protegê-los

Especialista expõe dicas que podem ajudar a preservar a saúde dos animais  

Com a chegada das baixas temperaturas e tempo seco, não são apenas os humanos que sentem, os animais de estimação também podem sofrer e precisam de cuidados especiais nessa época do ano. Algumas medidas podem evitar problemas sérios na saúde do pet.

Exemplos de cuidados essenciais são: garantir que o ambiente onde o cão ou gato dorme seja aquecido, além de mantê-lo seco. Também é preciso estar atento aos animais que ficam fora de casa. O lugar precisa ter uma cobertura para ajudar a manter o interior mais seguro do frio, de chuvas e geadas. “A sugestão é forrar a casinha com papelão e cobertores que vão ajudar a proteger o animal”, orienta o professor do curso de Medicina Veterinária da faculdade Anhanguera, Thiago Bastos.

O especialista alerta para outros cuidados. “No inverno, os cães em especial, estão muito mais suscetíveis à gripe, então é muito importante vaciná-los o quanto antes. Além da vacina, é necessário prestar atenção ao horário do passeio. Agasalhar o cachorro também é importante, principalmente em momentos do dia em que o frio possa estar mais intenso. No entanto, vai depender da raça, pois têm cachorros que suportam melhor os efeitos do ar gelado”, enfatiza Bastos.

O médico veterinário ressalta algumas doenças que podem ser mais comuns no período de frio. “Para os cães, a doença mais comum é a tosse dos canis e para os gatos, a rinotraqueíte. Ainda, existem as doenças alérgicas que ocorrem com bastante frequência nessa época do ano”, finaliza.

 

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!