EducaçãoNotícias

Crianças discutem projetos sociais que ampliam a presença da escola além da sala de aula

Milhares de estudantes irão se reunir para trocar experiências sobre projetos que permitem entender as necessidades humanas e sociais

Observar atentamente o cotidiano de onde se vive é uma prática importante, que esconde aprendizados valiosos. Os estudantes Maristas foram incentivados a colocar a cidadania em prática, identificando problemas reais, que vão além dos muros da escola. Juntos por um mundo melhor, eles pensaram em soluções para questões sociais e ambientais, apresentadas no 5º Fórum com Crianças (PIS).

Ao desenvolver valores como a empatia e solidariedade ao conteúdo pedagógico, o Projeto de Intervenção Social (PIS) transforma a curiosidade das crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais em possíveis ações sociais. Atores de suas descobertas, os temas trazidos pelos alunos são discutidos de forma interdisciplinar, entregando propósitos reais à aprendizagem.

Sem um tema pré-estabelecido, os estudantes estavam abertos para partilhar e descobrir possibilidades de investigação coletiva. A ideia de planejar intervenções a partir de problemas reais, existentes nos espaços de vivências das crianças, motivaram discussões abrangentes em sala de aula. O resultado foram ações com objetivo claro: colaborar com a mudança social e ambiental.

Alguns bons exemplos são os projetos do Colégio Marista de Goiânia. Com a orientação dos docentes, as crianças deixaram a “decoreba” de lado, criando juntos o roteiro para apresentação, estreitando os laços de amizade e de troca.

12 mil alunos

O 5° Fórum com Crianças vai reunir mais de 12 mil alunos. Após a abertura oficial, os Colégios, Marista Escolas Sociais e Escolas Champagnat serão convidados a partilhar suas experiências com outras unidades. Ansiosos pela oportunidade de conhecer iniciativas equivalentes ou complementares às apresentadas no Fórum, a novidade foi bem recebida pela criançada.

A apresentação de alguns dos projetos desenvolvidos poderá ser visto em live, no canal oficial dos Colégios Maristas no YouTube, na terça-feira (25). Serão duas edições: uma com as turmas da manhã, a partir das 10h40, e a última junto dos estudantes da tarde, às 14h.

Sobre os Colégios Maristas

 

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!