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Comércio se anima com pagamento do 13º  

A chegada do final do ano, com a renda extra que o trabalhadores receberão com o 13º salário traz ânimo para o comércio. “Nós estamos muito otimistas. Preparamos uma loja nova, mais roupas no estoque para receber o cliente que virá fazer as compras e sabemos que o 13º  garante uma renda extra e incentiva o consumo nessa época”. O depoimento é da empresária Wanessa Borges Rodrigues, à frente da loja Dymoran, no Estação da Moda Shopping, que comemora antecipadamente os R$ 208,7 bilhões que devem ser injetados na economia segundo informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados recentemente. 

O cálculo nacional da entidade considera o vencimento médio pago em 2020 (R$ 2.192,71) que  deverá apresentar um recuo de 6,6% em comparação com o valor verificado em 2019 (R$ 2.347,55), quando não havia ainda a realidade da pandemia do novo coronavírus no Brasil. A redução do valor não desestimula Vanessa, que acredita na qualidade dos seus produtos e fidelização dos seus cliente. Ela explica que enquanto o distanciamento social era intenso, eles apostaram no digital e garantiram a receita, agora, com a retomada gradual da rotina está confiante na manutenção das vendas. “Essa é uma época que as pessoas estão mais abertas ao consumo, querem presentear e nós estaremos aqui para recebê-los com todos os cuidados exigidos”, pontua.

Outra empresária que está otimista com a movimentação do comércio do final do ano é Maísa Ferreira de Oliveira, da loja Estação Fofura, também no Estação da Moda Shopping. Durante  isolamento social ela viu negócio expandir pela alta procura de peças que caíram no gosto de quem estava trabalhando em casa: os pijamas. Agora, com a temporada de presentes, ela acredita que seus produtos serão ótimas opções para a demonstração de afeto.  “Vamos aproveitar o momento para oferecer promoções”, declara.

Maísa se enquadra no perfil majoritário do Índice das Expectativas dos Empresários do Comércio (IEEC)  de outubro, que, segundo a  Federação do Comércio (Fecomércio) avançou em patamar otimista com a quarta alta consecutiva na margem de 2020 (10,9%), atingindo 138,5 pontos. Em relação ao componente associado aos investimentos, o índice  teve a maior alta da série ao avançar 17%, com maior avanço no indicador de contratação de funcionários, que teve aumento de 33,7%, refletindo a intenção de contratação dos temporários para recompor e reforçar as equipes para as vendas do fim do ano.

Aumento no consumo da famílias

Outro dado que contribui com o fortalecimento da fala dos empresários está o índice de endividamento do consumidor, que subiu de acordo com a Fecomércio. Já em outubro mostrou um aumento passando de 56,4% em agosto para 58,5% em setembro. Embora pareça negativo, na verdade, os índices mostram é que as famílias estão voltando aos poucos ao consumo.

O superintendente do Shopping, Herlinton Masson, acredita em uma retomada gradual das pessoas às ruas para as compras de fim de ano. Para ele, os procedimentos adotados para garantir a segurança sanitária são eficientes. “Estamos preparando as equipes para gerar a melhor experiência para os clientes dentro do protocolo de segurança”. Para evitar aglomerações, por exemplo, na semana que antecede a Black Friday,  eles farão uma campanha intensa de divulgação das promoções nas redes sociais do Estação da Moda Shopping, de maneira que o movimento possa ser diluído em mais dias, e  não apenas concentrado no dia 27.

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