Com recursos de acessibilidade, musical infantil aborda respeito às diferenças
O espetáculo teatral “À espera da Turma do Balão Mágico” conta com audiodescrição, intérprete de libras e empréstimo de abafadores de ruídos, e aborda amor ao próximo e combate ao bullying
“Se tem bigodes de foca, nariz de tamanduá, parece meio estranho, hein? Também um bico de pato e um jeitão de sabiá, mas se é amigo, não precisa mudar…” A letra da canção “É tão lindo”, da Turma do Balão Mágico é sempre atual, principalmente quando se está em pauta o respeito ao diferente e o amor ao próximo. Esses valores, tão essenciais à sociedade, devem ser transmitidos já na primeira infância e reforçados ao longo da vida. Por isso, obras que promovem a conscientização e ensinam sobre respeito às diferenças, honestidade, lidar com situações estressantes, perseguir sonhos e combater preconceitos são tão necessárias. E não há como negar que a Turma do Balão Mágico, grupo musical infantil que ultrapassa gerações, sempre fez isso muito bem.
Com isso em mente, a fim de mais uma vez empoderar crianças para o desenvolvimento de indivíduos confiantes, resilientes e capazes de enfrentar os desafios da vida, estimulando a autoconfiança e a importância de valores dos pequenos, a CIA Flor do Cerrado apresenta, no próximo dia 17 de março (domingo), o espetáculo musical “À espera da Turma do Balão Mágico”, no Teatro Goiânia, localizado no setor Central da capital. “É a história de cinco crianças, pré-adolescentes, que são amigos e se encontram, divertem e brincam. Mas tem um deles que é muito engenhoso. Ele consegue uma radiola e, então, cria uma radiola mágica. E ele leva todos esses amigos para o Mundo do Balão, conta o diretor e ator Danilo Felipe, que assina a dramaturgia do espetáculo, antecipando o enredo.
Segundo o diretor, a ideia é que essa radiola seja o grande veículo de transporte dessas crianças para o universo lúdico. “E aqui a gente vai passar por vários mundos, cantando e dançando, e esses mundos, na verdade, são as músicas da Turma do Balão Mágico. A gente espera, com esse espetáculo, levar mais cultura e entretenimento, além de trabalhar a questão da criatividade e da ludicidade das nossas crianças. Elas podem esperar um musical cheio de magia, mas também cheio de educação, valores importantes e felicidade”, garante.
Para o produtor cultural Hélio Martins, responsável pela produção geral do espetáculo teatral, “À espera da Turma do Balão Mágico” é uma ponta para um universo encantado, repleto de nostálgicas memórias da infância, resgate da magia da amizade, e da importância dos laços familiares e dos valores humanos. “Vamos alcançar toda a família. Trazemos várias músicas do grupo, trabalhando diversos elementos com as crianças, mas também com a família. O respeito ao diferente, o respeito ao novo, o respeito aos mais velhos, a questão do bullying. E de uma forma bem tranquila, bem-organizada e também bem lúdica. Então, as nossas expectativas são as melhores possíveis”, diz.
Hélio destaca, ainda, o compromisso da CIA Flor do Cerrado com a inclusão. “Queremos promover, continuamente, acessibilidade cultural nos nossos espetáculos. Assim como em outras apresentações, vamos ter intérpretes de libras e audiodescrição durante o musical. E dando início a um novo serviço inédito em ambientes de teatro em Goiás, contaremos com o empréstimo de 15 abafadores de ruídos para autistas e crianças com outros transtornos. A ideia é proporcionar mais conforto sensorial para esse público que, em geral, apresenta hipersensibilidade auditiva”, explica.
Serviço:
À espera da Turma do Balão Mágico
Quando: 17 de março (Domingo)
Onde: Teatro Goiânia
Horário: 17h
Classificação etária: Livre
Ingressos: R$ 20 (meia)
R$40 (inteira)
Disponível:https://www.sympla.com.br/a-espera-do-balao-magico—cia-flor-do-cerrado__2348476
Sobre a CIA Flor do Cerrado
Criada em 2012, a companhia desenvolve há mais de 10 anos uma pesquisa focada no teatro para a infância e juventude. A organização, produção e criação artística são executadas de forma compartilhada entre os artistas, produtores e equipe técnica. Além das montagens teatrais para o público infantil, o grupo também propõe permanente reflexão sobre teatro inclusivo e acessível. Com portfólio de dez espetáculos, dentre eles, os clássicos infantis como “João e Maria”, “Pequeno Príncipe”, “As Aventuras de Pinóquio”, “Corinha no Cerrado das Maravilhas”, a CIA já circulou por Brasília, Tocantins, Pará e Maranhão, e se apresentou em 25 cidades goianas, incluindo o entorno do Distrito Federal.
Ficha técnica – À espera da Turma do Balão Mágico:
Elenco: Ana Garcias, Aline Mattarazo, Danilo Alves, Gabriel Ribeiro, Juliana Martins, Lin de Almeida e Vini Queiroz.
Texto e direção: Danilo Felipe
Produção geral: Hélio Martins
Coreografia: Iorhana Fernandes
Preparador vocal: Rubens Rodrigues
Trilha sonora: Estúdio volt
Cenário: Terra Laser
Iluminação: Roosevelt Saavedra
Figurino: Lucena Criações
Produção: Pequizeiro Cultural
Criação de arte: Michelle
Fotografia – Jhonnathas Franco