
Arte que se sente com todos os sentidos, que rompe barreiras, amplia acessos e acolhe múltiplos corpos, formas e experiências. Assim é o espírito do projeto “Todos os Sentidos”, da Cia Corpo na Contramão, que está com inscrições abertas até 15 de agosto, para selecionar obras já finalizadas e trabalhos em criação, nas linguagens de poesia, dança, teatro e performance, que desejem explorar a diversidade sensorial e a inclusão como potência criativa.
Com uma proposta colaborativa, os criadores selecionados participarão de oficinas e palestras, que terão como propósito a ressignificação dos trabalhos inscritos, buscando acessibilidade, inclusão e diversidade sensorial para o público. Ao final, essas obras devem fazer parte da Mostra Todos os Sentidos, que ocorrerá em dezembro, no espaço Esparte Arte e Cultura, em Goiânia. Cada artista participante receberá uma ajuda de custo no valor de R$500,00.
As Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, através do link disponível na bio do Instagram: www.instagram.com/
Segundo Lua Barreto, criadora do espaço Esparta Arte e Cultura e da Cia Corpo na Contramão, “Todos os Sentidos nasce do desejo de ampliar o alcance da arte, tornando-a acessível a diferentes formas de perceber o mundo. É um convite para quem acredita que a arte pode (e deve) ser sentida de formas diferentes”, destaca a artista e produtora.
A inscrição é simples: os artistas devem preencher o formulário disponível no perfil @ciacorponacontramão, anexar uma carta de intenção, um vídeo do número artístico e outras informações que ajudem a banca avaliadora a compreender a proposta.
O projeto valoriza a criação conjunta e o desenvolvimento de obras que dialoguem com o público por meio de novas camadas sensoriais, como tradução em Libras, audiodescrição e outras práticas inclusivas.
O Projeto “Todos os Sentidos” é realizado pela Cia Corpo na Contramão com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia e recursos do PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O projeto reafirma o compromisso de tornar a arte um território mais justo, inclusivo e plural.
Oficina de K-Pop integra o projeto com foco em jovens e alunos de escolas públicas
Dentro das ações do projeto, outra atividade de destaque é a oficina de K-Pop com Kamilla Martins, que acontecerá entre os dias 18 e 30 de agosto, também no espaço da Cia Corpo na Contramão, em Goiânia.
Voltada especialmente para adolescentes, com reserva de vagas para alunos de escolas públicas, a oficina vai além das coreografias visualmente impactantes que consagraram o gênero pop sul-coreano no mundo todo. A proposta é trabalhar os fundamentos técnicos e expressivos do K-Pop, explorando a presença cênica, o lipsync e a performatividade que fazem parte da construção do chamado K-Cover.
Com 10 encontros previstos para o período de 18 a 30 de agosto, sempre das 14h às 15h30, a oficina é uma oportunidade de formação artística e de construção de identidade através da dança contemporânea jovem.