DestaquesNotícias

Alego promove sessão solene em homenagem aos catadores de materiais recicláveis

Por iniciativa do deputado Paulo Cezar Martins (PL), a Assembleia Legislativa fará, nesta quinta-feira, 21, às 19 horas, sessão solene em homenagem aos catadores de materiais recicláveis.

Segundo Paulo Cezar, os catadores de materiais recicláveis, muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, desempenham um papel fundamental na sustentabilidade ambiental. “São eles que verdadeiramente limpam as cidades, transformando o lixo em luxo”, afirma o deputado, ressaltando que o setor de reciclagem passa por uma crise sem precedentes, devido à queda no preço dos materiais.

Para se ter ideia, o quilo de papel chegou a ser vendido a R$ 1,70, hoje não passa de 15 centavos. Há também depreciação no preço de outros materiais, como os plásticos e alumínio. “No passado os catadores de recicláveis eram chamados de lixeiros, na verdade são agentes ambientais”, afirma Paulo Cezar, ao lamentar que boa parte dos chamados “carrinheiros” esteja sendo obrigada a mudar de profissão. “É urgente que o Estado crie uma política de recomposição da renda desses trabalhadores”, reforça.

Paulo Cezar ressalta ainda que a homenagem visa chamar a atenção da sociedade e das autoridades constituídas sobre o papel importante que essa humilde categoria desempenha, na medida em que evitam o crescimento desordenado dos aterros sanitários e o surgimento de novos lixões a céu aberto.

Entre autoridades e demais convidados, confirmaram presença a promotora de Meio Ambiente de Goianira, Renata de Gomes Lacerda,  o presidente e o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados de Goiás, José de Moraes Neto e Fernando Augusto de Paiva Prado, o paisagista Robson Guimarães, e a presidente da cooperativa Cooper Rama, Dulce Vale.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!