
Os governos em todas as áreas ( Federal estadual municipal) necessitam ter sua estrutura organizacional a área de relações institucionais .
As relações institucionais são cruciais na administração pública porque estabelecem canais de diálogo e colaboração entre o governo, o setor privado, a sociedade civil e outras instituições, permitindo que as políticas públicas sejam mais bem informadas, eficazes e democraticamente construídas.
Elas fortalecem a legitimidade das ações governamentais, promovem parcerias estratégicas, facilitam a comunicação de necessidades e interesses, e contribuem para a defesa do interesse público e o avanço da sociedade.
Ao facilitar a troca de informações e o diálogo com diversos setores, as relações institucionais trazem à tona a realidade e as necessidades do dia a dia, auxiliando os tomadores de decisão a criar políticas mais justas e eficazes.
Elas criam um ambiente de comunicação para a construção de parcerias e o fortalecimento de redes de relacionamento, reunindo diferentes atores para alcançar interesses comuns.
Ao assegurar que a sociedade civil e o setor produtivo possam participar de forma ativa nas discussões e no processo decisório, as relações institucionais contribuem para um governo mais democrático e representativo.
As relações institucionais são um dever do setor público e permitem que os gestores públicos e a própria sociedade identifiquem e programem soluções que beneficiem o interesse público e promovam o bem-estar da sociedade.