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A experiência de ver a tecnologia chegar no dia a dia do serviço público.

Colegas de equipe, quero dividira com vocês este momento que vivo em minha vida profissional.
Como vocês sabem, trabalhei por 35 anos no Governo de Goiás.
Auando principalemnete nos órgãos de planejamento urbano e obras públicas, e oito anos estava vivendo a aposentadoria.
A convite do Prefeito estou aqui novamente na ativa, ao lado de colegas jovens, atualizados e nascidos na era tecnológica.
É obvio que nestes primeiros 02 meses de retorno a atividade ,tenho que me adaptar a algumas tecnogias que são novas para mim , conto com o apoio dos novos colegas.

A experiência de ser servidor público mudou drasticamente com a incorporação da tecnologia, passando de rotinas manuais e burocráticas para processos mais eficientes, transparentes e focados no cidadão.
Antes da Tecnologia os processos manuais eram lentos, a rotina era marcada pelo uso extensivo de papel, carimbos e arquivos físicos. Processos simples, como a abertura de um protocolo, exigiam o preenchimento manual de formulários e o trâmite físico de documentos por diversos setores.
O atendimento presencial era o Obrigatório, o cidadão precisava se deslocar fisicamente às instituições públicas para acessar a maioria dos serviços, o que gerava longas filas e custos de tempo para ambas as partes.
A comunicação limitada, a comunicação interna era externa dependia de ofícios, memorandos impressos e telefonemas. A troca de informações era lenta e a coordenação entre diferentes órgãos era complexa.
Tinha baixa transparência, o acesso a dados e o acompanhamento de processos eram difíceis para o cidadão, que muitas vezes ficava sem visibilidade sobre o andamento de suas solicitações.
As ações tinham foco na execução de regras, o trabalho do servidor era predominantemente focado em seguir procedimentos rígidos e manuais, com pouca margem para flexibilidade ou inovação.
Depois da Tecnologia os procedimentos e conceitos de gestão mudaram.

A Automação e Eficiência através de sistemas de informação e plataformas digitais (como o gov.br no Brasi e o SEI-Sistema Eletrônico de Informações) automatizaram tarefas repetitivas, reduzindo a burocracia e aumentando a produtividade. Documentos e processos são agora, em grande parte, digitais.
Uma curiosidade: O sistema foi desenvolvido originalmente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é utilizado por vários tribunais, incluindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para a gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônico. Hoje é utilizad em tosos os níveis da gestão pública.
Pasmem que desenvolveu osistema fizeram na condição de servidores públicos os direitos autorais caíram no domínio público.
Os Serviços digitais e remotos facilitaram ao cidadão ter acesso a uma vasta gama de serviços online, 24 horas por dia, sem a necessidade de deslocamento físico, o que aumenta a comodidade e agilidade no atendimento.
A Tomada de Decisão está baseada em dados, a tecnologia permite a análise de grandes volumes de dados para gerar insights e simular cenários, resultando em políticas públicas de melhor qualidade e decisões mais informadas pelos gestores.
Isso propiciou maior transparência e participação, portais de transparência e plataformas de participação social permitem que o cidadão acompanhe as ações governamentais e tenha mais visibilidade sobre o uso dos recursos públicos.
Isso exige necessidade de novas habilidades, o servidor público moderno precisa desenvolver habilidades digitais e de análise de dados. A capacitação contínua tornou-se uma prioridade para acompanhar a evolução tecnológica.

O foco na inovação e no cidadão, o papel do servidor está mudando de um mero executor de regras para um agente de inovação, que busca soluções criativas e foca na melhoria da qualidade de vida da população.
A tecnologia transformou o serviço público de um modelo reativo e analógico para um modelo proativo, digital e centrado no cidadão, exigindo uma mudança de mentalidade e aprimoramento constante dos servidores.
Vejam vocês a importância desta era em nossas vidas.
Entrei no serviço público em 1982, há 43 anos atrás, desenhava à lápis e a Nanquim os meus projetos, tirava cópias e anexava em processos físicos que eram tramitados em mão e mão, carimbávamos nossas assinaturas, triníamos e datilografávamos relatórios e pereceras e protocolávamos em malotes.
Fico ainda admirado pelo UBER e pela facilidade em pedir uma condução, tínhamos que aguardar na rua à noite a passagem de um veículo. Hoje o advento do celular nos faz a companhia e devida segurança em saber que não estamos sós.
Sem falar da rede social que nos interage e nos manter informados instantaneamente com liberdade de informações sem a influencia de uma única de notícias.

Arquiteto Garibaldi Rizzo
Coordenador Técnico do Grupo Executivo de Projetos Prioritários.
Prefeitura Municipal de Goiânia.

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