DestaquesGoverno de GOIÁSNotíciasSaúde

Governo de Goiás Lança Mutirão de Cirurgias Eletivas pelo SUS

 Iniciativa visa reduzir a fila de espera por procedimentos vasculares e deve beneficiar 1,2 mil pacientes até dezembro.

O Governo de Goiás lançou nesta segunda-feira (15/7) um mutirão de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de diminuir a fila de espera por procedimentos vasculares no estado. Estão previstos 1,2 mil procedimentos, que serão realizados em sete unidades de saúde, incluindo seis estaduais e uma conveniada. Atualmente, 4.453 pessoas aguardam na fila por cirurgias eletivas em Goiás.

“Temos trabalhado com afinco para reduzir a três meses o tempo médio de espera por cirurgias eletivas e os mutirões, além de trazerem enorme benefício aos usuários do SUS, nos ajudam nesse processo”, afirmou o secretário de Saúde, Rasível Santos. Equipes da Secretaria da Saúde (SES) já estão entrando em contato com os pacientes para agendar consultas e exames pré-operatórios.

As cirurgias ocorrerão no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), no Hospital Estadual de Itumbiara (HEI), no Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), no Hospital Estadual de Formosa (HEF) e na Casa de Saúde e Maternidade Sylvio de Mello (CSSM) de Morrinhos.

Um dos pacientes convocados é o operador de máquinas Pedro Cardoso, de 63 anos, que está com cirurgia marcada para esta semana. “Já fiz todos os exames. Estou esperando há oito meses e com essa cirurgia quero voltar a jogar meu futebolzinho. A médica mandou parar, por causa das varizes”, explicou.

O mutirão conta com apoio financeiro do senador Jorge Kajuru, que destinou R$ 7 milhões em emendas parlamentares para a iniciativa. O atendimento está previsto para se estender até dezembro deste ano. O cirurgião vascular do HGG, Fabrício Rodrigues Santiago, destacou a importância do procedimento para tratar a doença venosa crônica. “São pacientes que possuem sintomas ou que estão afastados do seu trabalho. As varizes afetam a qualidade de vida e podem desencadear uma ferida que a gente chama de úlcera venosa,” ressaltou o médico.

Com o mutirão, o Governo de Goiás espera reduzir significativamente a fila de espera e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por doenças venosas crônicas, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente pelo SUS.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!