Projeto de lei cria em Goiânia o Programa Saúde Bucal Direto na Escola
De acordo com a proposta, o programa terá caráter permanente e deverá ocorrer anualmente com a finalidade de reduzir o índice de problemas dentários nos alunos das escolas públicas municipais através do:
– Desenvolvimento do hábito da higienização bucal diária entre os alunos;
– Ensino da técnica correta de escovação e do uso regular do fio dental;
– Aplicação tópica de flúor;
– Avaliação das condições de saúde bucal do aluno com base em metodologia recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
Autora do projeto, a vereadora Priscilla Tejota (PSD) argumenta que a proposição tem objetivo de “minimizar um dos grandes problemas que afligem a população que são as doenças bucais decorrentes da uma má higienização. A prevenção e visita regular ao dentista são as melhores formas de evitar essas complicações”, completou.
A propositura prevê ações de promoção e proteção da saúde bucal envolvendo também o fornecimento de kits de escovação aos alunos. A avaliação da saúde bucal nos estudantes deverá ser feita somente com autorização prévia dos responsáveis, aos quais receberão, posteriormente, um comunicado sobre a situação odontológica dos jovens e também sobre os procedimentos deverão ser tomados para garantir o tratamento bucal da criança na rede de saúde pública, dentro dos serviços que o município já oferece.
Implantação do Programa
Para a implantação do Programa Saúde Bucal Direto na Escola, as ações governamentais poderão ser desenvolvidas em parceria com faculdades de odontologia e organizações não governamentais.