Joaquim Guilherme sofre baixa e vice é indeferido
O candidato a prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme Barbosa, do PSDB, sofreu grave baixa, em meio prazo final de registro de candidatura. O seu candidato a vice prefeito, GILSERONE OLERANTE, não desincompatibilizou do cargo público de forma adequada e, por isso, teve seu registro de candidatura negado.
Segundo a decisão da Justiça Eeitoral “militares que não exerçam função de comando não é exigida desincompatibilização com a antecedência de 3 (três) meses do pleito, mas tão somente que se proceda ao afastamento a partir da formalização do pedido de registro de candidatura”. Houve erro, também, quanto a filiação do candidato.
Rapidamente, o QG de campanha tratou de não correr o risco e substituiu o candidato indeferido por Rafael, do supermercado Celeiro.
Rafael é um dos empresários bem sucedidos de Morrinhos, campeão na arrecadação de ICMS para o município e possui centenas de funcionários com carteira registrada.
A expectativa de Joaquim Guilherme é de que todo material de campanha seja substituído a tempo de recomeçar a campanha eleitoral, já que a substituição exige que todo material de campanha do prefeito contenha o nome do vice prefeito em ao menos 30% do tamanho do prefeito, assim como é vedado.
Gilserone é conhecido na cidade por ser uma pessoa séria, e tudo indica que não cometeu nenhuma fraude eleitoral, sendo constatado erro jurídico da Coligação de Joaquim Guilherme.
VEJA O TEOR DA DECISÃO: