Câmara de Morrinhos terá renovação de 50% de vereadores
O Brasil possui três poderes a saber: executivo, legislativo e judiciário. A cada quatro anos, a população brasileira vai às urnas escolher integrantes dos dois primeiros poderes. Em 2020, os eleitores votarão para prefeitos e vereadores, estes últimos situados na categoria com maior número de concorrentes,
O cargo de vereador se qualifica como Poder Legislativo e tem a função de fiscalização do mandato do Prefeito do município, além de elaborar leis para o melhor convívio social em sua cidade. Toda cidade precisa de vereadores e por longe, este é o cargo de com maior número de integrantes políticos, dessa forma, sempre que chega uma nova eleição, existem diversos candidatos.
O Jornal Hora Extra se dedica neste momento a fornecer aos seus eleitores uma análise dos principais postulantes de Morrinhos e suas reais chances. O quadro não favorece a atual legislatura que deve sofrer uma mudança de 50% . Ou seja, das treze vagas, há chances reais da entrada de sete a oito novos nomes. A Câmara de Vereadores do Morrinhos tem um histórico de mudanças entre legislaturas.
O que vale para 2020, um ano atípico, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além das redes sociais que podem jogar a favor, ou afundar uma candidatura antes mesmo de começar o período de pedir voto, é a tradicional sola do sapato. A expectativa é que em haja mudanças e uma alta taxa de renovação, já que, neste ano não será permitida a formação de coligações, além disso, os partidos que não atingirem o quociente eleitoral poderão disputar as vagas das “sobras”.
Eis as expectativas:
PSD – Deve eleger 2 ou 3 vereadores. Os mais cotados : Wellington Dias, Alex Timbete, Tiãozinho do Ônibus, Carlos Bocudo.
MDB deve eleger 1 ou 2. A projeção é para que o resultado positivo vá para Romero, Zé fala grossa e Kuty
.
Atualber é o franco favorito para uma vaga no PSDB. O mesmo ocorre com o PDT que coloca em disputa por uma vaga Sabará ou Reinaldo Reinone. Nenhuma chance para Patriotas. Vaticínio para o PT que não deve eleger nenhum, mas se melhorar sua performance faz Batista do PT.
O DEM do franco favorito para a prefeitura, Thiago Mendonça deve eleger 2 vereadores e a disputa fica entre Anselmo, Cristiano Cardoso e Dablio. As chances do PP apontam para dois parlamentares. Disputa acirrada para Wesley Santos, Crysthiane Stella, Sirlene Estevão, Zé Ricardo Pantaleão e Reginaldo Duarte.
Com o placar d e no máximo duas vagas, o Cidadania disputa com Heliton Nene, Laviery e Maria Basílio. PRTB pode ficar com três vagas, disputadas pelo professor Cayto, Gerson Pantaleão, Mariana Soares, Leandro da Casa Verde, Rúbia Batista, Diego Alves, Eric Menezes e Antônio do Correio.
O cenário aponta para a certeza da renovação na Câmara de mais ou menos 50 por cento. E num cenário bem provável, serão s reeleitos Wellington Dias PSD, sendo o votado, Alex Timbete, Zé Falagrossa, Tiaozinho do ônibus, Sargento Romero, disputando vaga, Kuti, Laviery e Nenê. Os bons de votos, Wellington Dias, Wesley Santos, Crysrhiane Stella.