Economia

Anderson Sales propõe emenda ao novo Código Tributário

O vereador Anderson Sales – Bokão (DEM), apresentou emenda ao projeto do novo Código Tributário que tramita na Câmara Municipal de Goiânia. No texto, o vereador sugere que seja considerado o tempo de construção do imóvel para o cálculo do IPTU. Sendo que, quanto mais antiga a edificação, menor seria o seu valor venal.

Anderson destaca que ao se utilizar o CUB no cálculo do valor venal dos imóveis haverá como consequência a precificação dos imóveis antigos pelo preço dos imóveis novos. “Além do estado de conservação, devemos considerar o tempo de construção da edificação. Depreciação de imóvel é a perda de valor do bem em função do seu tempo de vida. A Receita Federal convenciona para fins tributários que a taxa de depreciação anual para edificações é de 4% sendo assim o parâmetro adotado nesta emenda”, explica Bokão.

O vereador também ressalta a importância da avaliação da proposta pela Secretaria de Finanças do Município. “ Essa emenda representa a tentativa de escolha de uma forma mais justa de calcular o valor venal de imóveis, pois, não seria justo que imóveis novos sejam avaliador com os mesmos critérios dos antigos. Inclusive, o Jornal O Popular do final de semana destaca que é necessário observar a idade do imóvel para que o valor do IPTU fosse cobrado de forma mais justa”, completa.

A emenda do vereador Anderson Sales deve ser apreciada na próxima reunião da Comissão Mista da Casa de Leis.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!