Sindicato e Associação de Agentes de Trânsito do DF reforcam campanha de doação de sangue para salvar vidas no Maio Amarelo
Agentes de trânsito se unem em campanha de doação de sangue no Maio Amarelo. Foto: divulgação/AgeDetran-DF
Com a chegada do mês de maio, o tema da segurança no trânsito ganha ainda mais relevância com o movimento Maio Amarelo. E um dos principais objetivos dessa campanha é justamente conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros ao volante, evitando acidentes e preservando vidas.
E neste ano, uma iniciativa em especial merece destaque: a campanha de doação de sangue promovida pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito do Distrito Federal (Sinatran-DF) e a Associação dos Agentes de Trânsito do Detran-DF (AgeDetran-DF), em apoio aos Hemocentros de Brasília.
O objetivo é mobilizar a população para a importância da doação de sangue em períodos críticos, como feriados e fins de semana prolongados, quando os estoques de sangue tendem a se esgotar rapidamente. E nesse sentido, os agentes de trânsito têm um papel fundamental, já que estão em contato direto com a população e podem incentivar a participação nessa causa tão nobre.
De acordo com Adjayme Melo, presidente do Sinatran-DF, “os agentes de trânsito não apenas trabalham para preservar vidas no trânsito, mas também podem contribuir de maneira significativa para a preservação da vida através da doação de sangue”.
E para reforçar ainda mais essa iniciativa, o Sinatran-DF e a AgeDetran-DF estarão preparando uma grande ação de doação no final do mês de maio, encerrando oficialmente às atividades do Maio Amarelo estimulando e conscientizando a condução e comportamento responsável no trânsito e destacando a importância de preservar vidas no trânsito e fora dele.
O Sinatran tem incentivado também a atuação educativa, orientadora e apoiadora dos Agentes de Trânsito.
O Presidente Adjayme Melo deixa claro “que é importante o incentivo ao comportamento responsável no trânsito e que autuação não é objetivo do Agente de trânsito, é consequência da fiscalização para evitar acidentes e mortes no trânsito”.
A doação de sangue é um ato simples e rápida, mas que pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Para doar sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51kg, apresentar documento de identificação com foto e estar em boas condições de saúde. É importante lembrar que é preciso dormir pelo menos seis horas com qualidade na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não fumar duas horas antes.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Em 2023, a campanha tem como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A iniciativa é uma oportunidade para que governos, empresas, entidades de classe, associações, entre outros, realizem ações e campanhas de conscientização para um trânsito mais seguro e responsável.