DestaquesSaúde

SAS Brasil faz ação de educação e acompanhamento para pessoas com diabetes em Cavalcante, Goiás

Mutirão beneficiará cerca de 400 pessoas entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março

Descobrir, acolher, educar e tratar. Esses são os objetivos da ação de educação e acompanhamento em diabetes da startup social SAS Brasil, que acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março no município de Cavalcante, em Goiás. Durante o  mutirão, que tem como público homens e mulheres de 30 a 65 anos, serão realizados o mapeamento e exames para diagnóstico da diabetes, além de consultas de retorno dos pacientes já acompanhados pela organização.

A ação faz parte das atividades da Linha de cuidado VIAS, que promove a atenção aos  pacientes com condições crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade. O foco para esse público é o diagnóstico e acompanhamento integral e multidisciplinar dos pacientes.

Mariana Cavichiolo, enfermeira da SAS Brasil, explica que a Diabetes tipo II é uma doença silenciosa, compromete órgãos de forma muito cruel e pode levar até a morte. Por ser considerada crônica, ela não tem cura, então quanto mais cedo ela for descoberta, melhor será o acompanhamento e o seu tratamento.

Ela ainda destaca que para esse tratamento acontecer da melhor forma é essencial acolher o paciente após o seu diagnóstico. “Muitas vezes as pessoas sabem que têm a doença, mas não entendem a importância dos cuidados e exames que devem ser realizados para que o tratamento seja realizado de forma eficiente e eficaz”, finaliza a coordenadora da operação em saúde da startup social.

Para participar da ação é necessário ir até a UTA de Cavalcante, próxima a Igreja da Matriz. Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato pelo número (62) 99844-6036.

A SAS Brasil atua há dois anos na região e até janeiro de 2023, já havia realizado mais de 7 mil atendimentos em saúde especializada para crianças e adultos em Goiás.

A organização possui uma Unidade de Telemedicina Avançada  (UTA) instalada em Cavalcante (GO). A UTA é um contêiner adaptado com consultórios para a realização de atendimentos presenciais e remotos, que permitem, por exemplo, que gestantes façam exames como a ultrassonografia com especialistas à distância.

Muito além do assistencialismo, a SAS Brasil atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializadas. Desde 2013, a organização já levou mais de 20 especialidades de saúde para regiões do Brasil onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos.

Além de diminuir o tempo de espera, a SAS Brasil encurta as distâncias. Em média, pacientes das cidades atendidas pela organização precisam se deslocar mais de 200 km para conseguir consultas com médicos especialistas nas capitais ou cidades de referência. Nos últimos anos, na maioria das localidades atendidas, a SAS Brasil tem conseguido zerar as demandas do município para as especialidades oferecidas em ações que duram em média dois dias por cidade atendida.

Estamos à  disposição para entrevistas, pautas exclusivas, envio de imagens e vídeos. Entre em contato conosco pelo e-mail marina@sasbrasil.org.br ou WhatsApp (84) 98112.2098

Mais informações:

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!