Romaria 2023: Um mês para o maior evento religioso do Centro-Oeste
A Romaria do Divino Pai Eterno é o maior evento religioso do Centro-Oeste. E a Igreja está em contagem regressiva para o início de mais uma festa em louvor ao Pai Eterno, em Trindade (GO). O tema deste ano é “O Pai Eterno nos chama e envia”. Muitos devotos já estão se preparando para estar em Trindade entre os dias 23 de junho e 2 de julho.
Uma tradição que começou há mais de 180 anos. O historiador Paulo Afonso conta que tudo começou quando o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram um medalhão de barro da Santíssima Trindade, nas proximidades do córrego Barro Preto, onde hoje está a Igreja Matriz em Trindade.
Graças e milagres começaram a ser compartilhados no local. As notícias foram se espalhando e a quantidade de pessoas rezando, foi cada vez maior. Quando tudo começou, para que os devotos conseguissem chegar até as primeiras capelas, por conta das estradas de terra de difícil acesso, carros de boi eram utilizados, assim como cavalos e mulas. Essa é uma tradição que perdura mesmo nos tempos atuais.
São muitos os elementos da religiosidade popular, como carreiros que percorrem estados para chegar em Goiás. De acordo com Paulo, “a romaria de carros de boi é considerada a maior do mundo. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial”, informa o historiador.
Tradição e fé
O primeiro domingo de julho é sempre o momento escolhido para o último dia da Romaria, com a missa que encerra a festividade. A data foi escolhida pelos romeiros, devido à “colheita já ter sido feita, e quando não se tinha mais chuva no campo”, explica Paulo Afonso.
Muitos atos de penitência são realizados nos 18 quilômetros que ligam Goiânia a Trindade. Pessoas pagam promessas durante o percurso e aproveitam a caminhada para realizar seus momentos de fé e reflexão.
A Romaria em louvor ao Divino Pai Eterno tem uma importância muito grande para a Igreja Católica. De acordo com o Missionário Redentorista, padre Welinton Silva, “a romaria tem uma importância primordial. Pois aquele que louvamos é o próprio Deus e o seu mistério. Fundamentando a experiência cristã”, conta o padre.
Nova Casa do Pai Eterno
O número de devotos do Pai Eterno se torna cada vez maior. Ao longo dos anos, o momento de fé que era possível ser feito em uma Capela, passou a ser realizado na Igreja Matriz. Os fiéis seguiram aumentando e foi necessária a construção de um Santuário Basílica, que durante a festa também se torna pequeno. Por isso a necessidade da Nova Casa do Pai, que já está em construção e será o segundo maior Santuário do mundo.