Goiânia é a primeira capital do Brasil a receber o Festival Teatro na Praça
Evento 100% gratuito, idealizado pela WB Produções e patrocinado pela Bayer, traz espetáculos, literatura, recreação e oficinas para crianças no dia 13 de agosto, na Praça do Ipê
Um dia inteiro de brincadeiras, leitura, contação de história e espetáculos infantis. A primeira edição do Festival Teatro na Praça chega a Goiânia com uma programação na Praça do Ipê, no dia 13 de agosto, das 9h às 16h, que contempla momentos de literatura, recreação e muita cultura e educação para as crianças. Tudo gratuito. Idealizado pela WB Produções e patrocinado pela Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento, que já esteve em Jataí no dia 4, e em Goiatuba, no dia 8, vai passar ainda por Posse, no dia 18 de agosto. Em seguida, a estrutura será levada para o Tocantins, em Palmas e Araguaína.
A programação prevista engloba a Tenda da História Cora Coralina, um espaço com leituras originalmente brasileiras para as crianças, trazendo a importância da leitura e de contos de autores brasileiros, com assuntos pertinentes ao desenvolvimento infantil, com intérprete de libras em todos os momentos; o Espaço da Aventura, onde haverá recreadores e personagens brasileiros fazendo a diversão da criançada com o objetivo de recuperar e resgatar o universo infantil, trazendo brincadeiras que estimulam a integração social, o sistema cognitivo e promovem bem-estar; e o Palco da Diversão, com apresentações do espetáculo teatral “Corinha no Cerrado das Maravilhas”, da Cia de Teatro Flor do Cerrado, com sessões acessíveis com intérprete de libras.
Além disso, durante todo o dia de festival em todas as cidades estarão disponíveis carrinhos de pipoca com distribuição gratuita, banheiro químico e toda estrutura para garantir um dia seguro e saudável para todas as pessoas presentes.
O objetivo é democratizar o acesso ao teatro, com uma programação que visa integrar a comunidade escolar e o público em geral. “O Teatro na Praça preza em todo o seu alcance pela inclusão da diversidade social e pela valorização da cultura brasileira, em abordagens socialmente responsáveis a partir de experiências transformadoras em arte para as crianças”, avalia a produtora executiva da WB Produções, Aline Gabetto.
Oficina de Contação de Histórias
Como ação de contrapartida social do projeto, o Festival Teatro na Praça promove gratuitamente a Oficina de Contação de Histórias, no dia 12 de agosto, das 14h às 18h, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Voltada a professores, pedagogos e público geral, aborda as etapas de uma contação de estórias: a diferença de histórias e estórias em sala de aula, a preparação do ambiente para iniciar a contação, dinâmicas e artefatos para chamar atenção das crianças, trabalho de voz e expressões faciais durante a contação, interações (gestos, sons e adivinhações), recursos adicionais para o momento e a finalização de uma boa estória fechada com chave de ouro. As oficinas contam com intérprete de libras e as vagas são limitadas. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site www.sympla.com.br.
O Teatro na Praça é apresentado e patrocinado pela Bayer, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura / Governo Federal, Pronac 193664. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Goiânia.
Acessibilidade – O Festival Teatro na Praça conta com medidas de acesso a pessoas com deficiência motora, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Haverá banheiro químico PNE e espaço reservado na plateia, na praça. Além disso, o evento conta com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva: intérpretes de libras estarão presentes nas sessões do espetáculo no Palco da Diversão e na Tenda da História durante as leituras.
O espetáculo “Corinha no Cerrado das Maravilhas” – CIA Flor do Cerrado
Construído pelo autor Ribamar Ribeiro exclusivamente para a Cia Flor do Cerrado para celebrar os seus 10 anos de estrada, o texto do espetáculo tem o intuito de trazer o olhar para a infância possível de Cora Coralina, a sua meninice, resgatando o colorido que existe em sua escrita e em seus doces e receitas. O autor Ribamar Ribeiro dá a dimensão necessária ao universo lúdico de Cora. O enredo do espetáculo ainda conta com a narração do Chapeleiro Maluco que, ao longo da história, interage com a menina Corinha e os animais do cerrado, como o senhor Anta, a Jaguatirica, o Quati e o Tamanduá Bandeira.
Somando a isso a cenografia mapeada oferece uma experiência única de imersão do público e construção de um mundo lúdico que explora a criatividade e imaginação. As músicas são todas autorais, feitas exclusivamente pelo ator e compositor Vinicius Queiroz, para a dramaturgia do espetáculo. A coreografia foi assinada pela coreógrafa e dançarina Iorhana Fernandes, que usou de elementos folclóricos e regionais como a catira e danças circulares. No palco os artistas se revezam, ora cantando, ora dançando ora interagindo com a plateia.
Sobre a WB Produções
Fundada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, a WB Produções é uma empresa realizadora de projetos culturais, que tem em seu DNA a missão de produzir experiências transformadoras ao público através da cultura brasileira. Há 16 anos no mercado, a WB realiza projetos originais, e também é responsável por grandes obras premiadas internacionais no Brasil. É a produtora de mais de 20 projetos, dentre eles “Através da Iris”, de Cacau Hygino – homenagem a nova-iorquina Iris Apfel, interpretada por Nathalia Timberg; “Misery” da obra de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; “Três Mulheres Altas” (Three Tall Women) de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill; “Gargalhada Selvagem” (Laughing Wild) de Christopher Durang, com Alexandra Ritcher e Rodrigo Fagundes, dentre muitos outros. Ao todo, a WB Produções atingiu um público de mais de 1,5 milhão de espectadores em mais de 700 sessões realizadas, envolvendo mais de 500 profissionais entre artistas, técnicos e equipe em seus projetos. Além disso, a WB tem como objetivo proporcionar experiências socioculturais e acessíveis, prezando pela diversidade, sempre unindo o ESG ao setor cultural. As atividades de cada projeto realizado estão unidas e ligadas a ODS’s, fortalecendo o legado social da empresa.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo.
SERVIÇO
FESTIVAL TEATRO NA PRAÇA
Quando: 13 de agosto (domingo), das 9h às 16h
Onde: Praça do Ipê (St. Bueno, S/N)
Classificação: Livre
Informações: (27) 2142-5350
Programação Geral:
Espaço da Aventura
9h às 10h | 11h às 12h | 13h às 15h
Recreação e brincadeiras originalmente brasileiras
Tenda da História Cora Coralina
9h às 10h | 11h às 12h | 13h às 15h
Contação de histórias
Palco da Diversão
10h às 11h e 15h às 16h: Peça “Corinha no Cerrado das Maravilhas”
SERVIÇO
OFICINA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Quando: 12 de agosto (sábado), das 14h às 18h
Onde: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 9, esquina com a Rua 3, Centro)
Vagas: 50
Inscrições Gratuitas: www.sympla.com.br
Classificação: Livre
Informações: (27) 2142-5350
Acessibilidade: os espaços são acessíveis para pessoas com necessidades específicas e mobilidade reduzida. Também haverá intérprete de libras.
Informações para a imprensa
FatoMais Comunicação – desde 2004, a sua Agência de Comunicação
Telefone: (62) 9 9222-3354 / (62) 9 9610-4088
Ana Paula e Silva / Dienys Rodrigues / Nayara Reis
imprensa@fatomais.com.br