Escolas do Futuro lançam edital de apoio a negócios liderados por mulheres
Iniciativa do Governo de Goiás oferece consultoria gratuita e programa de pré-incubação para apoiar mulheres na transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) abriram inscrições para o Goianas S.A., projeto que apoia negócios liderados por mulheres por meio dos Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (Stai), instalados nas unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. As inscrições podem ser feitas pelo link abre.go.gov.br/goianas até o dia 22 de fevereiro.
Podem se inscrever equipes de Goiás e do entorno do Distrito Federal, desde que a responsável pelo projeto seja, obrigatoriamente, uma mulher, cis ou trans. Serão selecionados até 20 projetos por escola e cada empreendedora deve apresentar uma ideia ou iniciativa com caráter inovador. O resultado da seleção será publicado no dia 28 de fevereiro (28/2). As selecionadas poderão usar gratuitamente as instalações físicas dos ambientes de inovação das EFGs, constituídas pelos laboratórios Inove Lab, Pré-incubadora e Coworking, além de receber mentorias especializadas.
A avaliação dos projetos acontece por meio de critérios que abrangem desde a identificação do problema até o potencial de interação com a Escola do Futuro. As atividades de consultoria e a utilização dos ambientes de inovação ocorrem presencialmente nas unidades. As iniciativas selecionadas vão desfrutar de uma jornada completa de oficinas e consultorias, direcionando a estruturação dos modelos de negócios e a elaboração de produtos, serviços ou protótipos a serem introduzidos no mercado.
O projeto faz parte do programa Goianas na Ciência e Inovação, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e que engloba ações da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), do Hub Goiás e das Escolas do Futuro, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), via convênio com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG). “Esse programa é inédito no país e, com ele, já conseguimos apoiar muitas mulheres, não só empreendedoras, mas também cientistas e pesquisadoras. É algo muito importante para nosso estado”, afirma o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.
Só no Goianas S.A.,m do papel com soluções práticas alinhadas às demandas do mercado e, consequentemente, geração de renda para as empreendedoras.







