DestaquesEntretenimento

Companhia de dança goiana segue com turnê de espetáculos pela Europa

Montagem terá apresentações na França, Barcelona, Paris, Bruxelas e Amsterdã. Iniciativa tem apoio do governo de Goiás, com investimento de R$ 200 mil, por meio do Fundo de Arte e Cultura

O Grupo goiano Três em Cena continua sua turnê pelas cidades europeias com o espetáculo Desvios Táticos- Estratégicos Para Sobreviver a Vida Urbana. A Companhia tem apresentações em Lyon, na França, nesta terça-feira (18/7)às 7h30, na escadaria Westfield la Part-Dieu, e na quarta-feira (18/7)na escadaria da Cruz Vermelha, às 19h30.

A peça, criada em 2018, no Festival Visão Urbana em São Paulo, também será encenada em Barcelona, Paris, Bruxelas e Amsterdã como parte do roteiro. A iniciativa tem apoio do governo de Goiás, com investimento de R$ 200 mil, por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O grupo conta ainda com parcerias da Universidade Nacional de Artes (UNA-Argentina), Câmara Municipal de Barcelona, cidade de Lyon, Academia de Artes Urbanas, Casa Para Dança, Desvios do Festival, Fábrica Cultural, Universidade Federal de Goiás e Eye Filmuseum.

Espaço em movimento

Como o próprio título sugere, a montagem utiliza de espaços públicos da cidade como objetos arquitetônicos projetados para subir e descer de um plano para o outro. A proposta é trabalhar com truques e desvios que permitam outras formas de uso dos lugares, incentivando os desvios.

Para os artistas, estes são cenários de dança onde o corpo se funde com o público por meio de um repertório de movimentos ao som do break dance, usando degraus, escorregão e gestos, para se mover com a escada. A proposta não é apenas “dialogar com a cidade”, mas práticas que buscam “fazer com” o urbano.

Com carreira internacional, o grupo Três em Cena surgiu em Goiânia no ano de 2014, e é composto por Johnathans Paiva, Taynnã Oliveira e Rafael Guarato, com produção de Juliane Borges. A companhia desenvolve trabalhos artísticos de dança contemporânea em diálogo com as danças urbanas. “Essa turnê pela Europa faz parte de uma etapa de projeção internacional do nosso grupo, que contribui tanto para visibilidade do nosso trabalho quanto para o estabelecimento de novas parcerias com artistas e instituições de dança no exterior”, explica Taynnã Oliveira.

A peça Desvios Táticos- Estratégicos Para Sobreviver a Vida Urbana é a mais recente criação da trupe, um projeto contemplado pelo edital de Manutenção de Grupos (FAC 2017).  A turnê internacional do espetáculo teve início no dia 14 deste mês e se encerra no dia 31, na cidade de Amsterdam.

Fotos: Três em Cena (divulgação)

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!