Destaques

Câmara aprova, em primeira votação, alterações na composição da Mesa Diretora e das comissões da Casa

Projeto foi aprovado sem o trecho relativo à intempestividade, que retirava exigência de interstício para matérias em regime de urgência

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (24), projeto de resolução (PRE 28/2024) que altera a composição da Mesa Diretora e das comissões da Casa Legislativa.

Segundo o texto, o número de membros da Mesa Diretora, que coordena os trabalhos da Câmara, passará de dez para 12. Atualmente, o colegiado é composto por presidente; primeiro, segundo, terceiro e quarto vice-presidentes; e por primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários, além do corregedor. O projeto substitui a vaga de corregedor por primeiro vice-presidente corregedor e por segundo vice-presidente corregedor; cria a vaga de quinto secretário; e mantém os demais cargos.

A proposta também desmembra em duas comissões a atual Comissão de Educação e Cultura, Ciência e Tecnologia. Se o texto for aprovado, a Câmara terá a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e a Comissão de Cultura. Assim, o número de comissões permanentes passará de 21 para 22.

Na Comissão Mista, será mantido o número de membros. O projeto, entretanto, retira a atual obrigatoriedade de que esse colegiado seja composto por integrantes de outras comissões. Pela regra atual, a Mista tem, necessariamente, dois membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e dois membros da Comissão de Finanças, além de um membro de cada uma das outras comissões.

Em relação à CCJ, o número de membros passará de 11 para 14.

Já a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia, atualmente com 11 integrantes, passará a contar com 12.

O projeto foi aprovado sem o trecho relativo à intempestividade, segundo o qual a regra do interstício não valeria para matérias em regime de urgência. O interstício corresponde ao intervalo mínimo de 24 horas entre a aprovação de um projeto em comissão e sua votação em Plenário. A retirada do trecho atendeu à solicitação da vereadora Kátia Maria (PT), que defende mais tempo para discussão das propostas.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!