Cultura

Maestro e pianista João Carlos Martins se apresenta em Goiânia nesta segunda-feira, 30

A noite da segunda-feira, 30 de setembro, representará um marco para a cultura goiana. Isso porque o  pianista e maestro João Carlos Martins, reconhecido por ser um dos maiores pianistas do mundo e apontado como o maior intérprete de Bach, vem à cidade para o lançamento do projeto Papo com Conteúdo. A apresentação  contará com pocket show e palestra do ícone da música clássica brasileira. Parte dos ingressos será disponibilizada gratuitamente ao público, mediante inscrição pela plataforma Sympla. Essa será uma oportunidade especial para os convidados, tendo em vista que o artista anunciou no início deste ano o encerramento de sua carreira de grandes concertos. Martins, continua agora somente com apresentações intimistas e palestras corporativas.

A iniciativa abre  uma extensa agenda cultural a ser realizada em Goiânia pelo Plateau d’Or, condomínio horizontal lançado recentemente pelo Grupo Toctao em Goiânia. De setembro a dezembro de 2019, serão apresentadas diversas atrações com foco em cultura, gastronomia, bem-estar, lifestyle, economia e design. A proposta da iniciativa é estimular a cultura na cidade promovendo o desenvolvimento da área que será um dos destaques da nova centralidade que integrará o projeto do Plateau d’Or.

Durante o evento, o astro promete executar peças de J. S. Bach e Tom Jobim. Ele também  palestra para público composto por empresários, executivos e formadores de opinião, do sobre sucesso e superação. Martins retratará toda a sua vida artística, passando pelo início de sua carreira no piano, com um concerto triunfal com o maestro Zubin Metha até os acidentes com as mãos; abordará o fim da carreira de pianista e o início na carreira como regente. Com base em toda sua experiência de vida, o renomado profissional falará sobre  temas como resiliência, foco em resultado, trabalho em equipe, superação das adversidades, entre outros. .

Uma estrela determinada

João Carlos Gandra da Silva Martins, hoje com 79 anos de idade,  começou seus estudos ainda menino, em São Paulo estimulado pelo pai que era apaixonado pelo piano. Aos oito anos, venceu seu primeiro concurso executando obras de Bach, somando sucessivas vitórias e extremos crescimento musical desde então. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano, sendo considerado o maior intérprete brasileiro das obras do compositor. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto.

Durante a sua carreira, infelizmente, sofreu acidentes que prejudicaram a mobilidade de suas mãos para a profissão de pianista. Fez adaptações e prosseguiu mesmo com as dificuldades tendo inclusive gravado o álbum Só para Mão Esquerda, Entretanto, com o correr dos anos desenvolveu no membro superior saudável, o esquerdo, uma doença chamada contratura de Dupuytren, o que inviabilizou tocar piano. Tomou então a decisão de se tornar regente,  tendo também sido muito bem sucedido.

Sua história, que será relatada durante a palestra no dia 30 de setembro em Goiânia, é uma das mais emocionantes e inspiradoras do mundo musical. Mesmo com limitações, ele não parou em momento algum e é reconhecido por ser um dos maiores pianistas do mundo é apontado como o maior intérprete de Bach. A paixão do palestrante João Carlos Martins pela música originou o documentário franco-alemão “Martins Passion”, vencedor de 4 Festivais Internacionais: FIPA DÓR 2004; BANFF ROCKIE AWARD 2004; CENTAUR como o melhor documentário de longa-metragem, S. Petersburgo; BEST DOCUMENTARY AWARD, Pocono Mountains Film Festival, USA. .

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!