Brasilidade é o tema do próximo concerto da Filarmônica de Goiás
No dia 24 de novembro, domingo, às 11h, a Orquestra Filarmônica de Goiás volta a se apresentar no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secretaria Estadual de Cultura. No repertório estão apenas obras de compositores brasileiros. Serão apresentadas Concerto Grosso, One Minute Play, Canto de Amor e Paz, Música para Orquestra de Cordas, Três Abstrações, Três Fragmentos do compositor Claudio Santoro e Concertino para Violino e Orquestra de Câmara de César Guerra-Peixe.
A regência do apresentação é de Neil Thomson, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Goiás desde 2014. Já conduziu importantes orquestras na Europa, Ásia e Brasil como a Sinfônica Brasileira e Sinfônica do Estado de São Paulo. As gravações de Thomson incluem um álbum de concertos contemporâneos de violino com Ittai Shapira e Orquestra Filarmônica Real de Liverpool, a Quinta Sinfonia de Gloria Coates, a Sinfonia n.2 de Stenhammar e ainda, dois discos de música orquestral de Cesar Guerra-Peixe com a Orquestra Filarmônica de Goiás. De 1992 a 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, Londres. Foi nomeado membro honorário do RCM em 1994 pelos serviços prestados à instituição.
Um dos principais compromissos da Orquestra Filarmônica de Goiás é a preservação e a divulgação da música orquestral brasileira. Nos últimos anos, a instituição lançou dois álbuns com obras do compositor César Guerra-Peixe que foram amplamente divulgados em todo o território nacional. Atualmente, a orquestra está envolvida em um projeto para gravar as 14 sinfonias de Claudio Santoro.
Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás
Neil Thomson (regência)
Programa:
Santoro – Concerto Grosso
Santoro – One Minute Play
Santoro – Canto de Amor e Paz
Santoro – Música para Orquestra de Cordas
Santoro – Três Abstrações
Santoro – Três Fragmentos
Guerra Peixe – Concertino para Violino e Orquestra de Câmara
Serviço:
Data: 24/11 – domingo
Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 11h
Entrada franca