Cultura

Brasileiro comanda Macao Youth Symphony Orchestra há mais de 30 anos

Formada por estudantes universitários de música e dirigida por um grupo de professores e antigos músicos da Orquestra de Câmara de Macau, tem como regente o brasileiro Oswaldo Veiga Jardim, carioca radicado desde 1987 em Macau – quando deixou a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, recém formado – para comandar a própria orquestra do outro lado do mundo. Uma curiosidade: na época, o brasileiro foi o primeiro maestro a reger Villa-Lobos em um programa de televisão apresentado na China para milhões de espectadores.

Para esta apresentação, que acontece dia 10 de dezembro, às 19h30, no canal do Youtube DellArteSolucoes, a peça escolhida foi o desafiador Concerto Tríplice em Dó maior – violino, violoncelo e piano – op. 56 de Beethoven, único do compositor dedicado a mais de um instrumento. Ele se apresenta sob a forma de uma sinfonia concertante, onde o percurso temático é dividido entre três solistas, com uma certa predominância do violoncelo. Estreado em Viena em 1807, representa uma tentativa interessante do compositor para conciliar, em um novo quadro formal, o estilo dos trios da música de câmara, especialmente dos concerti grossi, em grande voga à época na capital austríaca. Antes do espetáculo, uma entrevista exclusiva com o maestro Veiga Jardim, que será comandada pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir.

Sobre o Digital Dellarte

Um formato de entretenimento que leva ao público que está em casa novas descobertas! Foi assim que a Dellarte – produtora cultural, que atua no mercado de grandes eventos de arte e cultura há 38 anos, construiu o projeto Digital Dellarte. Ao todo, são sete espetáculos online gratuitos, que acontecem desde o mês de outubro até dezembro.

Em uma versão interativa de programa de TV, cada espetáculo gravado conta com entrevistas exclusivas com diretores artísticos, maestros e músicos comandadas pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir que serão exibidas, com as apresentações, no canal Dellarte no Youtube DellArteSolucoes.

O primeiro espetáculo aconteceu no dia 15 de outubro com a apresentação da Lucerne Symphony Orchestra. Na sequência, a apresentação do Balé Nacional da China, no dia 22 de outubro. Fechando o mês de outubro, a exibição do Balletto di Roma, que aconteceu no dia 29. O mês de novembro abriu a programação de exibições no dia 12 com a aclamada percussionista chinesa Beibei Wang. A unicidade do som e a grandeza da história da Sinfônica de Bamberg foi apreciada pelo público no dia 26 de novembro. Dia 10 de dezembro é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem de Macau. O famoso balé Quebra-Nozes será o espetáculo final do projeto, apresentado dia 17 de dezembro pelo Ballet du Grand Théâtre de Genève.
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!