TOLEMAN: A breve história da primeira equipe de Ayrton Senna na F1.

11 de junho de 2018
Junior Cardoso
por

Junior Cardoso tem 23 anos, é profissional da área gráfica e apaixonado por automobilismo. Desde 2016 é editor da página Falando de Motor no Facebook, a qual destina suas energias nas horas vagas.

A Toleman Motorsport, foi uma equipe britânica de Fórmula 1. Esteve em atividade entre 1981 e 1985, tendo participado de 70 grandes prêmios. No final de 1985 foi vendida ao grupo Benetton.

No final de 1980, foi anunciado que Ted Toleman entraria para a Formula 1 com uma equipe que levaria o seu nome. O motor era turbo do motor Hart F2. Naquela época, a Fórmula 1 estava começando a ser dominada pelos carros equipados com turbo compressor.

Para 1981, foi usado o modelo TG181 projetado por Rory Byrne, que era um carro com muito peso e pouca potência. Os primeiros anos foram de acertos e atualizações. Os primeiros pontos vieram apenas no GP da Holanda de 1983, quando Derek Warwick alcançou os primeiros pontos de Toleman no Grande Prêmio da Holanda e marcou novamente nos três Grandes Prêmios restantes. Estes resultados colocaram Toleman em 9º na classificação do campeonato de construtores.

Ayrton Senna achou que venceu no GP de Mônaco de 84

Em 1984, a Toleman mudou totalmente a sua formação de pilotos. Warwick assinou um contrato com a Renault, e seu lugar foi ocupado pelo campeão britânico de Fórmula 3Ayrton Senna. Para o outro carro, foi contratado o piloto venezuelano de F2, Johnny Cecotto.

O auge da equipe, em 1984 foi no GP de Mônaco. Senna terminou em segundo lugar atrás de Alain Prost, quando o diretor de provaJacky Ickx parou a corrida após 31 das 78 voltas programadas. Senna subiu ao pódio certo de que se a corrida tivesse continuado, teria vencido. Mais tarde a equipe informou que devido ao piloto ter sido agressivo ao usar uma zebra, sua suspensão estava bastante avariada e não duraria mais três voltas.

Alguns dias antes do Grande Prêmio da Holanda, havia surgido a notícia que Senna havia assinado um contrato com a Lotus, apesar de ainda ter mais um ano de contrato com a Toleman. Embora seu contrato afirmasse, que se caso Senna encontrasse uma equipe melhor, poderia assinar com ela. Como Ayrton não informou o diretor da equipe, Alex Hawkridge, sobre o acordo com a Lotus. Ele foi suspenso para o GP da Itália, próxima corrida.

No final do ano, a Toleman terminou com 3 pódios, Inglaterra, Mônaco e em Portugal, todos de Ayrton Senna.

Em maio de 1985, Toleman adquiriu um grande patrocínio da empresa de roupas Benetton, que anteriormente patrocinava Tyrrell e era na época o principal patrocinador da equipe da Alfa Romeo. Durante o período de entressafra de 1985/86, a empresa de malhas comprou a equipe e ela foi renomeada como Benetton Formula antes da temporada de 1986. Entre idas e vindas a equipe ainda permanece na F1, mas hoje como equipe de fábrica da Renault.

Segue um resumão do Grande Prêmio de Mônaco de 84.