Coluna

Na Ponta da Língua

Resistência
No MDB, se for pré-candidata à Prefeitura de Goiânia, Ana Paula Rezende deve enfrentar resistências de grupos contrários ao seu projeto político. Nada está sacramentado a ponto de dizer que não há outros possíveis pré-candidatos.

Moderação
O papel do vice-governador e presidente regional do MDB, Daniel Vilela, será justamente contornar e resolver a situação. Se cauteloso, não será uma tarefa difícil.

Trocas
Lula não conta, mas sabe bem das pressões que vem recebendo. Muitas delas, pela sua posição até mesmo antipetistas, como a de negociar ministérios e ceder às pressões de partidos. Numa conversa que teve com a ministra do Turismo, perto de deixar o governo, Lula até chorou…

Dançou
Sem vencer a queda de braço contra a Ucrânia e cada vez mais desgastado, Putin só sabe de uma coisa: ameaçar com uma terceira guerra mundial. É dele a frase sobre essa possibilidade: ‘Não haverá vencedores’.

Porque não?!!
A época não permite, mas o que é que tem demais ensinar ‘educação, moral e cívica’ nas escolas. Não é isso o que o povo precisa?! Olhar tudo para o viés ideológico, também, pode ser uma grande burrice..

 

Sem sentido
A ministra Marina Silva adiou a sua visita a Goiás para receber a medalha Jornalista Washington Novaes. A sessão foi adiada na Assembleia Legislativa. Se fosse outro, dos 30 homenageados, que adiasse a sua presença, a sessão, também, seria adiada?! Sem sentido. Marina não é atração, mas apenas uma das homenageadas pela Alego.

Tempo estranho
As redes sociais, altamente contaminadas pela falta de compromissos e pela grande quantidade de fake news, com certeza prostituem o contexto social e prejudicam o desenvolvimento social. Muitas informações manipuladas, sem importância alguma, sem o ‘valor notícia’, apenas com o objetivo de expor o ego e muito mais. A tendência é que os veículos de comunicação tradicionais sejam cada vez mais engolidos por esta estrutura sem comando, como uma nau à deriva, já que os poderosos, que poderiam mudar o curso do mundo da comunicação, são, justamente, os que ganham com o caos das redes. Alguns deles, a Alphabetic e a Meta, para não dizem o grupo que controla o Twitter, hoje nas mãos do bilionário Musk.

Partidarizado
A indicação de Cristiano Zanin para o STF revela uma só coisa: no Brasil, o judiciário é totalmente politizado, para não dizer totalmente partidarizado. Hoje, quem manda no poder é justamente o PT e seus coligados.

O único
Em Goiás, uma das principais lideranças partidárias do PT ainda não foi aproveitada na gestão do presidente Lula: o advogado Edilberto de Castro Dias. Quando Lula era atacado, nos tempos da Operação LavaJato, Edilberto Dias era um dos poucos a defender o então julgado, condenado e hoje presidente Lula.

Proteção
O Cerrado continua sendo desmatado. Dados do Inpe revelam isso. Em Goiás, o índice de desmatamento é o mínimo. Os estados onde o desmatamento é maior é Maranhão, Piauí, Minas Gerais e São Paulo. Além, claro, do Tocantins. Em Goiás, o índice é insignificante, já que uma das políticas ambientais do governo é justamente proteger o bioma, que é considerado o segundo maior do Brasil.

Ameaça
Sem grandes escândalos, a mídia brasileira até fica sem graça.

 

No forno
Em Goiânia, a CEI da Comurg divide os vereadores. Há aqueles que querem personificar as irregularidades no relatório a ser apresentado no fim da comissão e outros que querem apenas detalhes técnicos. Pelo jeito, a CEI vai mesmo terminar em pizza.

Jogo baixo
A CPMI de 8 de outubro já virou pizza. Até agora, só bolsonaristas foram convidados para depor. Petistas, ligados ao governo Lula, necas. Todos protegidos. Então, o que esperar como resultados?!!

Protestaço
A militância do PT e de partidos coligados precisam trabalhar bem a visita do presidente Lula a Goiás. Grupos bolsonaristas querem porque querem protestar e fazem os chamamentos nas redes sociais, principalmente no Whatsapp. O certo é colocar a militância em peso e blindar a visita do presidente.

 

Republicano
Cada vez mais próximo de Goiás, Lula tem hoje o respeito republicano do governador Ronaldo Caiado. Tanto que está cada vez mais forte a aproximação dos dois, antes considerados adversários natos. A aproximação maior está sendo feita pelo senador Jorge Kajuru, que não vê sentido num rompimento ou afastamento eterno.

Só na pressão
A ordem do PT é atacar Arthur Lira, que tem sido uma pedra no sapato do governo Lula. Lira sabe disso e quer uma saída honrosa, mas vai testar todas as ferramentas que tem direito. Uma delas, fortalecer o ‘Centrão’ e pressionar Lula por mais espaço no poder.

Caos no trânsito
É preciso encontrar uma solução definitiva para o centro de Goiânia, principalmente durante o dia. É grande o número de congestionamento no anel que circunda a Praça Cívica. Alô, prefeito Rogério Cruz!!! Tem dias que o número de buzinaço cansa os ouvidos.

Só de bobs
Afastado da presidência regional do PSD, o ex-deputado federal Vilmar Rocha é só sorrisos. Agora, sobre mais tempo para trabalhar sua candidatura. Deve ser candidato a deputado federal ou ao Senado nas próximas eleições regionais. Vilmar, de certa forma, foi injustiçado pela estrutura partidária no Brasil, que dá, aos partidos, ‘donos’.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!