Na Ponta da Língua
Resistência
No MDB, se for pré-candidata à Prefeitura de Goiânia, Ana Paula Rezende deve enfrentar resistências de grupos contrários ao seu projeto político. Nada está sacramentado a ponto de dizer que não há outros possíveis pré-candidatos.
Moderação
O papel do vice-governador e presidente regional do MDB, Daniel Vilela, será justamente contornar e resolver a situação. Se cauteloso, não será uma tarefa difícil.
Trocas
Lula não conta, mas sabe bem das pressões que vem recebendo. Muitas delas, pela sua posição até mesmo antipetistas, como a de negociar ministérios e ceder às pressões de partidos. Numa conversa que teve com a ministra do Turismo, perto de deixar o governo, Lula até chorou…
Dançou
Sem vencer a queda de braço contra a Ucrânia e cada vez mais desgastado, Putin só sabe de uma coisa: ameaçar com uma terceira guerra mundial. É dele a frase sobre essa possibilidade: ‘Não haverá vencedores’.
Porque não?!!
A época não permite, mas o que é que tem demais ensinar ‘educação, moral e cívica’ nas escolas. Não é isso o que o povo precisa?! Olhar tudo para o viés ideológico, também, pode ser uma grande burrice..
Sem sentido
A ministra Marina Silva adiou a sua visita a Goiás para receber a medalha Jornalista Washington Novaes. A sessão foi adiada na Assembleia Legislativa. Se fosse outro, dos 30 homenageados, que adiasse a sua presença, a sessão, também, seria adiada?! Sem sentido. Marina não é atração, mas apenas uma das homenageadas pela Alego.
Tempo estranho
As redes sociais, altamente contaminadas pela falta de compromissos e pela grande quantidade de fake news, com certeza prostituem o contexto social e prejudicam o desenvolvimento social. Muitas informações manipuladas, sem importância alguma, sem o ‘valor notícia’, apenas com o objetivo de expor o ego e muito mais. A tendência é que os veículos de comunicação tradicionais sejam cada vez mais engolidos por esta estrutura sem comando, como uma nau à deriva, já que os poderosos, que poderiam mudar o curso do mundo da comunicação, são, justamente, os que ganham com o caos das redes. Alguns deles, a Alphabetic e a Meta, para não dizem o grupo que controla o Twitter, hoje nas mãos do bilionário Musk.
Partidarizado
A indicação de Cristiano Zanin para o STF revela uma só coisa: no Brasil, o judiciário é totalmente politizado, para não dizer totalmente partidarizado. Hoje, quem manda no poder é justamente o PT e seus coligados.
O único
Em Goiás, uma das principais lideranças partidárias do PT ainda não foi aproveitada na gestão do presidente Lula: o advogado Edilberto de Castro Dias. Quando Lula era atacado, nos tempos da Operação LavaJato, Edilberto Dias era um dos poucos a defender o então julgado, condenado e hoje presidente Lula.
Proteção
O Cerrado continua sendo desmatado. Dados do Inpe revelam isso. Em Goiás, o índice de desmatamento é o mínimo. Os estados onde o desmatamento é maior é Maranhão, Piauí, Minas Gerais e São Paulo. Além, claro, do Tocantins. Em Goiás, o índice é insignificante, já que uma das políticas ambientais do governo é justamente proteger o bioma, que é considerado o segundo maior do Brasil.
Ameaça
Sem grandes escândalos, a mídia brasileira até fica sem graça.
No forno
Em Goiânia, a CEI da Comurg divide os vereadores. Há aqueles que querem personificar as irregularidades no relatório a ser apresentado no fim da comissão e outros que querem apenas detalhes técnicos. Pelo jeito, a CEI vai mesmo terminar em pizza.
Jogo baixo
A CPMI de 8 de outubro já virou pizza. Até agora, só bolsonaristas foram convidados para depor. Petistas, ligados ao governo Lula, necas. Todos protegidos. Então, o que esperar como resultados?!!
Protestaço
A militância do PT e de partidos coligados precisam trabalhar bem a visita do presidente Lula a Goiás. Grupos bolsonaristas querem porque querem protestar e fazem os chamamentos nas redes sociais, principalmente no Whatsapp. O certo é colocar a militância em peso e blindar a visita do presidente.
Republicano
Cada vez mais próximo de Goiás, Lula tem hoje o respeito republicano do governador Ronaldo Caiado. Tanto que está cada vez mais forte a aproximação dos dois, antes considerados adversários natos. A aproximação maior está sendo feita pelo senador Jorge Kajuru, que não vê sentido num rompimento ou afastamento eterno.
Só na pressão
A ordem do PT é atacar Arthur Lira, que tem sido uma pedra no sapato do governo Lula. Lira sabe disso e quer uma saída honrosa, mas vai testar todas as ferramentas que tem direito. Uma delas, fortalecer o ‘Centrão’ e pressionar Lula por mais espaço no poder.
Caos no trânsito
É preciso encontrar uma solução definitiva para o centro de Goiânia, principalmente durante o dia. É grande o número de congestionamento no anel que circunda a Praça Cívica. Alô, prefeito Rogério Cruz!!! Tem dias que o número de buzinaço cansa os ouvidos.
Só de bobs
Afastado da presidência regional do PSD, o ex-deputado federal Vilmar Rocha é só sorrisos. Agora, sobre mais tempo para trabalhar sua candidatura. Deve ser candidato a deputado federal ou ao Senado nas próximas eleições regionais. Vilmar, de certa forma, foi injustiçado pela estrutura partidária no Brasil, que dá, aos partidos, ‘donos’.