Ulisses Aesse
Desafinado
José Nelto, depois que deixou o MDB, parece ter se desafinado com a mídia. Pouca notícia do deputado, que, aliás, é um dos mais produtivos de Goiás. O muito de José Nelto que ainda sai na mídia é pouco para a qualidade de sua atuação.
Fritura
Aos poucos, o ministro da Economia, Fernando Haddad, vai sendo fritado pelo novo Centrão no Congresso Nacional. Aliás, uma frente forte se forma para cobrar do governo Lula benefícios para o próprio bolso. O que a centro-direita sempre quis no Brasil.
Só na outra
Uma constatação de um alto funcionário da Prefeitura de Goiânia: a inauguração do BRT não deve ser na gestão de Rogério Cruz. Pelo jeito, há muitas obras para se fazer.
Devagar
Em quase seis meses, em Goiás, o presidente Lula só definiu um petista para ocupar um dos cargos federais: Pedro Wilson, que foi para o Iphan. Até agora, a indefinição mostra um pouco o prestígio de Goiás na União. Só se pode pensar assim.
Ficou de fora
O advogado Edilberto Dias, um dos melhores quadros do PT em Goiás, por exemplo, foi descartado para a Codevasf. Deve ficar o ex-prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz, aqui, da cota do senador Vanderlan Cardoso. Aliás, é um erro do governo Lula descartar importante quadro do partido.
Liderança
Mais uma vez o governador de Goiás Ronaldo Caiado foi protagonista na reunião dos governadores com o ministro da Economia, Fernando Haddad, Caiado liderou um pequeno grupo de governadores e entregou documento ao governo federal pedindo sobre o Regime de Responsabilidade Fiscal, ao qual, muitos estados adotaram. Caiado mostra, com isso, sua boa capacidade de articulação nacional.
Difícil missão
Magda Mofatto terá dificuldade para eleger o seu candidato à Prefeitura de Caldas Novas. Dizem aliados próximos à deputada.
O reeleito
Aos poucos, Vilmar Mariano vai se tornando o próximo prefeito de Aparecida de Goiânia. Em outras palavras, ninguém para tirar dele a reeleição. Vilmar é do mesmo partido que o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, importante, talvez o mais, na decisão e definição do candidato do MDB ao município.
Preparado
Não adianta reclamar do ministro Alexandre de Moraes. É hoje o ministro constitucional mais preparado do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes tem vários livros publicados sobre o assunto: a Constituição Federal. Do Brasil.
Condicional
O Centro de Goiânia só tem uma salvação para a sua revitalização. A adesão do projeto chamado Goiânia de Cara Limpa, sugerido na então gestão do prefeito Pedro Wilson. Caso contrário, qualquer tentativa será apenas paliativa, no sentido de ajudar poucos empreendedores, que atuam na região. Tudo no Centro de Goiânia é caro. Além do incômodo das centenas de pedintes, que, sem auxílio do poder público, incomodam os consumidores na região.
Tô fraco!
Uma coisa é certa. Mais do que certa. O governo do presidente Lula, como das outras vezes, não conseguiu dobrar o Congresso Nacional. Hoje, seu governo é refém da Câmara Federal, de Arthur Lira; e do Senado, cuja presidência está nas mãos de Rodrigo Pacheco.
Não mesmo
Já se cogita um possível sucessor do presidente Lula, caso este não dispute a reeleição: Geraldo Alckmin, seu vice ou o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas. O problema é que Freitas não trocaria quatro anos garantidos, da reeleição, para uma aventura política, de se candidatar à presidência.
Os culpados
A CPMI de 8 de Outubro promete ser chumbo trocado entre petistas e bolsonaristas. Só e somente só. A verdade é que as duas forças políticas têm culpa no cartório, sobre a barbárie que se abateu sobre Brasília naquela data. Dois crimes, segundo as leis brasileiras. O ato de fazer e o de omitir. O PT, pelo jeito, se omitiu na época.
Guerra
Revelações do chefe do grupo paramilitar, Wagner, que ajuda os russos na guerra contra a Ucrânia, Yevgeny Prigozhin, revela que Vladimir Putin, não é tão forte assim, como se pensa. Putin enfrenta rejeição fora de seu país, quase que no mundo todo, e também, dentro do seu próprio país. Pela entrevista, a Ucrânia está vencendo a batalha.
Batida
O governo federal deveria realizar uma força tarefa agora contra o comércio varejistas, que é hoje o protagonista principal no aumento da inflação. Basta dar uma voltinha nos supermercados para ver como os preços subiram de forma exagerada e inesperada. Os supermercados se transformaram numa espécie de Petrobrás do consumo.
Complicado
Difícil entender a posição do Ministério Público goiano, de deixar de agir, de ofício, em não dar continuidade ao processo contra a anistia de mãe dada à JBS em Goiás, no governo do PSDB. Para muitos, uma ajuda divina.