Destino Viagem
Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS). abrigará o Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo 2024
Promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET, o 39º Congresso Nacional Abrajet acontece de 16 a 19 de dezembro de 2024, nas cidades de Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS). Saiba mais sobre os dois municípios que une Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O 39º Congresso Nacional Abrajet além de debater os rumos da entidade com a eleição da nova diretoria nacional inclui experiências e oportunidade de aprendizado, confraternização e valorização das tradições culturais e históricas da região nas famosas águas termais e hospitalidade de Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), que reforça o vínculo com a história local: o Passeio de Maria Fumaça, que conecta as duas cidades e proporciona uma imersão cultural singular, sobre trilhos centenários e a bordo de uma locomotiva de 1906, é possível reviver a história das duas cidades, com vistas espetaculares ao longo do Rio do Peixe. Guias especializados acompanham o trajeto, compartilhando histórias da ferrovia, enquanto na estação, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um acervo histórico, com antiguidades e ferramentas usadas na época em que a Maria Fumaça era fundamental para o transporte de passageiros e cargas.
PIRATUBA SC: ÁGUAS TERMAIS E HOSPITALIDADE – Piratuba é uma charmosa cidade no Oeste de Santa Catarina, conhecida nacionalmente por suas águas termais. Oferece relaxamento e bem-estar nas piscinas e spas de fontes de águas quentes. e ambiente acolhedor e infraestrutura preparada para receber turistas, com hotéis, pousadas e restaurantes que servem o melhor da culinária regional. Piratuba também se destaca pelo turismo cultural, com eventos que celebram as tradições alemãs e italianas herdadas dos imigrantes que colonizaram a região.
MARCELINO RAMOS (RS): NATUREZA E TRADIÇÃO GAÚCHA – Localizada ao Norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, Marcelino Ramos é um destino conhecido por suas águas termais e paisagens deslumbrantes às margens do Rio Uruguai. A cidade oferece um clima de tranquilidade, ideal para quem busca um refúgio em meio à natureza e o contato com a tradição gaúcha.
O Trem das Termas proporciona uma viagem de 50 Km em um passeio histórico e cultural. Os passageiros são recepcionados na Estação Ferroviária de Piratuba. O trem parte após tocar o sino e a viagem começa com o apito da Velha Maria Fumaça, após alguns quilômetros cruza a comunidade do Alto Maratá, depois o extinto Complexo Ferroviário do Uruguai e suas ruínas, nesse ponto, acaba o município de Piratuba, e segue acompanhando a margem do Rio do Peixe, em um cenário de pequenas propriedades rurais, e logo chega a comunidade de Volta Grande, município de Alto Bela Vista, onde ocorria o carregamento do frigorífico da Sadia. Seguindo a viagem, logo alcança a Ponte Rodoferroviária que veio da Bélgica, inaugurada em 1913. São 456 metros de comprimento de pura engenharia, entre o Rio Pelotas e o Rio Uruguai, dividindo os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Enfim, chega à Estação Ferroviária de Marcelino Ramos, antigo ponto de baldeio de passageiros.
Thermas Piratuba Park Hotel é o hotel oficial do congresso ABRAJET, proporciona uma hospedagem confortável e bem localizada e é experiência enriquecedora com a cultura e hospitalidade da região que une Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O congresso terá discussões e decisões estratégicas, e muitos momentos de imersão nas atrações turísticas locais, reforçando o papel da ABRAJET na promoção dos destinos brasileiros.Entre as atrações locais, em Marcelino Ramos destacam-se as atividades ao ar livre, como passeios de barco pelo rio, visita ao Santuário Salette, templo inaugurado em 1948, amplo e sem atrativos, chama a atenção pela simplicidade, atrativo que encanta os moradores e turistas. Destaque também para o Termas de Marcelino, a Ponte Ferroviária, o Trem das Termas e o Parque Teixeira Soares..
O Balneário de Águas Termais Marcelino Ramos e está localizado às margens do Rio Uruguai, em uma região privilegiada pela natureza e cercada por montanhas, com águas termais que mantém uma temperatura ideal ao longo de todo ano, em uma estrutura completa de lazer, envolvendo prática de esportes aquáticos, piscina coberta, piscina semi-olímpica, piscina panorâmica de vidro coberta e piscinas térmicas e do sol, bar molhado dentro da piscina com bebidas e boas comidinhas, tobogãs, rampa molhada, trilhas, lancheria, área de camping, além de hotéis, pousadas e restaurantes ao seu entorno. A fonte de água sulfurosa que mantém uma temperatura de 38 graus é indicada para banhos e recomendada para quem tem problemas de saúde e infraestrutura entre os jovens e onde existe uma grande concentração de visitantes, nos finais de semana. Em toda sua infraestrutura, especialmente na orla do Rio Uruguai que é muito popular entre os jovens e onde existe uma grande concentração de visitantes, nos finais de semana e recentemente houve uma grande revitalização da orla, com significativos investimentos no local, pois a área de camping foi remodelada e reestruturada, a orla recebeu um grande letreiro com os dizeres