Falta de Segurança nos Parques de Goiânia Preocupa Frequentadores
Ausência da Guarda Municipal e pouca presença da Polícia Militar em parques como Flamboyant, Buritis, Vaca Brava e Cascavel são alvos de críticas da população. Prefeitura é cobrada por ações mais efetivas.
No último domingo, ao caminhar pelos parques Flamboyant, Buritis, Vaca Brava e Cascavel, a ausência de segurança chamou a atenção dos frequentadores. A falta de presença constante da Guarda Municipal (GCM) e a atuação pouco frequente da Polícia Militar (PM) geram preocupação entre os cidadãos.
Os relatos indicam que não havia agentes de segurança presentes de forma constante dentro dos parques. Eventualmente, um carro da GCM era visto patrulhando as imediações, mas isso não garante a segurança necessária dentro dos espaços de lazer. A presença da PM é ainda mais rara e, quando presente, geralmente está estacionada em pontos específicos, sem patrulhamento ativo dentro dos parques.
A Guarda Municipal de Goiânia tem como principal função proteger o patrimônio público, incluindo parques, praças, escolas e feiras livres. No entanto, tem-se observado um desvio de função, onde a GCM, em vez de estar presente e atuante nos locais que exigem vigilância, tem sido vista utilizando recursos de forma ineficiente, como combustível em patrulhas externas sem efetiva fiscalização interna dos parques.
A população cobra da prefeitura de Goiânia e da Guarda Municipal uma presença mais efetiva e constante nos parques, garantindo um ambiente seguro para todas as famílias e frequentadores. Sugestões incluem o aumento do efetivo de guardas municipais dentro dos parques, patrulhamento a pé, instalação de câmeras de segurança com monitoramento em tempo real, e parcerias com a PM para ações conjuntas de segurança, aumentando a frequência e a abrangência das patrulhas.
A segurança pública é uma responsabilidade que deve ser tratada com seriedade e prioridade. Os parques de Goiânia são locais de lazer e bem-estar para a comunidade e devem ser protegidos adequadamente. A prefeitura e a Guarda Municipal precisam agir de forma eficaz para garantir que todos possam desfrutar desses espaços com tranquilidade e segurança.