
Quando pensamos em limpeza de nossa cidade, geralmente nos vem à mente a imagem de ruas limpas, praças e espaços públicos bem cuidados. No entanto, poucas vezes paramos para refletir sobre o trabalho árduo e essencial que os trabalhadores da limpeza urbana realizam diariamente, sob todas as condições climáticas, desde o sol escaldante até a chuva torrencial.
Responsáveis por manterem a limpeza das cidades, os garis são profissionais que merecem todo o respeito por parte da população. Infelizmente estes trabalhadores ainda não recebem o devido respeito e visibilidade que tanto merecem. Eles são verdadeiros heróis da limpeza urbana, cuidando da destinação do lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. Em todo o Brasil, o Dia Nacional do Gari é comemorado no dia 16 de maio. A data homenageia os profissionais que limpam as ruas, praças e praias. Uma destacada e honrosa profissão, indispensável na manutenção e nos cuidados para deixar a nossa cidade ainda mais bonita..
Por trás de cada uniforme, há uma história de quem cuida da cidade: O Gari. Com dedicação e o amor pelo trabalho, os profissionais de limpeza urbana constroem suas histórias de vida na jornada pelas ruas de Goiânia. Em reconhecimento a esses trabalhadores incansáveis nas ruas da cidade, a Prefeitura de Goiânia instituiu 20 de março, como o Dia Municipal do Gari, através da Lei n° 6.251, de 30 de janeiro de 1985, para homenagear quem trabalha duro para deixar a cidade limpa, esses profissionais que são vistos nas ruas de Goiânia, executando atividade como varrição, poda, jardinagem, roçagem, coleta na capital, capina, pintura de meio fio, limpeza de córregos, coleta seletiva e outras atividades relacionadas a paisagismo e urbanização.
Sempre é tempo de agradecer e reconhecer o trabalho incrível dos guerreiros e guerreiras da Comurg, por deixarem nossa cidade ainda mais bonita e saudável Eles são os verdadeiros heróis da limpeza urbana. A COMURG e seus trabalhadores merecem nosso respeito e admiração por tudo o que fazem para manter nossa cidade limpa e saudável.
Por Bruno Queiroz, ex superintendente de Desenvolvimento Econômico de Goiânia e servidor da COMURG





