Leilão de Arte e Antiguidades movimenta o mercado cultural em Goiânia
Galeria 588 Art Show promove evento com obras e peças raras, atraindo colecionadores e entusiastas de arte
Leilão de galeria de arte em Goiânia tem peças em vidro antigo, porcelanas, objetos de decoração, cartazes, óleo e acrílico sobre telas, arte sacra entre outros objetos de lances livres a 10 mil reais. É uma oportunidade de presentear com arte nas festas de final de ano.
A galeria 588 Art Show fica no Jardim América, em Goiânia. Ela é especializada em eventos de arte e feiras de antiguidades, desde 2016. A Chez Anna Artes e Coisas, onde tudo começou, empresa de Zilca Rodrigues, funcionou no Setor Oeste por mais de 30 anos, vendendo arte e antiguidades. Continuamos aqui o trabalho de Zilca, marchande e colecionadora, agora com a 588 Art Show, empresa que tem o objetivo de divulgar artistas locais e realizar eventos voltados para a economia criativa e cultura.
Rodrigo Lima, administrador do espaço, conhece os melhores museus, ateliês, feiras de arte e antiguidades do mundo. Desde 2016, já realizou mais de 100 eventos de arte e mais de 500 artistas já expuseram seus trabalhos na galeria desde o seu início, entre professores, artistas renomados e principalmente estudantes iniciantes nas artes visuais.
Ele já viajou por vários países e sabe que uma galeria por sí, aqui no Brasil, não faz lucro, se não fazer usos do espaço. O espaço precisa dialogar com todos os nichos culturais. Os eventos de arte movimentam o mercado goiano e faz realizar vendas. Graduado em comunicação social, com mestrado em gestão do turismo, faz questão de divulgar os novos artistas que alí expõem e dá continuidade ao trabalho de sua mãe com curadorias, leilões de arte, exposições rápidas, lançamentos de livros, e projetos culturais linkados aos editais de fomento a cultura que abrangem diversas áreas do conhecimento: arquitetura, design, moda, música, turismo, entretenimento e lazer voltados para a cidade e o Estado de Goiás.
Ele é autor do Guia Turísticos Art Déco Goiânia e foi um dos coordenadores do Goiânia Art Déco Festival que começou dentro da 588 Art Show. As feiras de antiguidades começaram de forma in doors, dentro do espaço e fez da oportunidade um grande negócio que continua junto de outros empresários na Feira de Antiguidades da Praça tamandaré, que acontece todo segundo domingo de cada mês.
Rodrigo Lima é produtor cultural, galerista e antiquário desde 2010, quando voltou dos Estados Unidos e deu continuidade as atividades da sua mãe que há mais de 40 anos é marchande, compra, negocia arte e antiguidades em Goiás.
Na verdade, desde pequeno acompanhou sua mãe nas vendas e em diversas exposições de artistas e a atividade do Turismo conectou-se harmonicamente aos eventos que fazem gerar todo esse mercado da indústria cultural.
O acervo da galeria não é apenas de artistas goianos, mistura a temática brasilidades ( favelas, baianas, pescadores) com óleo e acrílico sobre telas; paisagens europeias; cartazes importados art déco de exposições de eventos internacionais, peças indígenas, em barro e madeira.
Já participou de um Leilão de Artes e Antiguidades? Sabe como funciona?
Os leilões de arte representam a venda de obras de arte mediadas por um leiloeiro e são apresentadas em catálogo para os compradores.
Cada obra é listada individualmente. Caso ela não tenha lances, ou não atinja o valor mínimo acordado que o proprietário e a casa de leilões venderiam a obra, ela volta para o proprietário.
Se for vendida, o vencedor do item é responsável pelo preço anunciado pelo leiloeiro e mais algumas taxas/impostos (vendas em pix ou cartão de crédito) A casa recebe uma comissão, que é descontada do valor vencedor, e o restante é entregue ao proprietário. Como comprar em um leilão?
Caso você queira comprar algo num leilão, você precisa tomar algumas precauções:
1. Analise os catálogos da casa e participe das exposições que acontecem na pré-venda.
2. Observe a condição da peça. As obras quase sempre são vendidas “como estão”, mas os detalhes de sua condição raramente são divulgados no catálogo. Não deixe de vê-la pessoalmente ou de pedir um relatório completo sobre qualquer objeto previamente.
3. Pesquise o artista da peça, muitas vezes ele está presente no leilão. Se tiver tempo conheça-o.
Então, no dia, existem algumas opções de como fazer lances: pessoalmente, online ou por telefone.
Examine as políticas e protocolos da casa. O leiloeiro apresentará cada lote e iniciará a um preço inferior a reserva.
Quer participar PRESENCIALMENTE do Leilão de Arte e Antiguidades da 588 Art Show? Trabalhamos com artistas locais, peças antigas e presentes decorativos. A entrada é gratuita e as vendas serão apenas em Pix, com 5% para o leiloeiro.
Data: 12 de novembro
Hora: 19h e 30 min
Local: 588 Art Show, em Goiânia.
Endereço: Rua C-167, Qd.588 Lt. 11 N° 58, Jardim América.
Maiores informações: www.588artshow.com.br
@588artshow
Esse é um momento de reunir amigos, arquitetos, decoradores, artistas visuais e colecionadores para um momento de compras, de vendas e interações. Venha conhecer novos artistas e se maravilhar com as antiguidades. A seleção de peças está impecável: vidros antigos, telas, luminárias art déco, cartazes e objetos de decoração.
Os artistas e empreendedores convidados são: Kaká Borges, Telma Morais, Tio, Kettly Fernandes e Wagner Rezende, Maria Luiza e Graciana e nossa atração musical será Hudson Ayeres com canções eruditas.